Topo

Com Porchat, Discovery estreia hoje o 1º reality show de humor da TV

Fabio Porchat comemora momento de escalada, seguido pelo coronel Leite - Divulgação
Fabio Porchat comemora momento de escalada, seguido pelo coronel Leite Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/10/2016 07h02Atualizada em 23/10/2016 11h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

“Desafio Celebridades”, programa que o canal pago Discovery estreia neste domingo (23) às 21h30, é mais que um desses reality shows de sobrevivência.

Com elenco heterodoxo, muito bem escolhido, uma edição ágil e caprichada, e bem comandado pelos “âncoras” Karina Oliani e Coronel Leite, o reality é desde já sério candidato a melhor programa da TV de 2016 (aberta ou fechada).

Gravado com dez personalidades de áreas como TV, música e moda, “Desafio Celebridades” apresentou a cada convidado uma aventura diferente em natureza aberta em dez locais diferentes do país: cinco famosos ficaram a cargo do oficial militar Coronel Leite, e cinco com a médica sobrevivencialista e atleta Karina Oliani.

Produção muito difícil, cheia de perigos e que inclui a assinatura de cláusulas de responsabilidade e até um seguro milionário para os convidados, o reality teve momentos de tensão e alguns machucados, mas a maior parte é de pura diversão para o telespectador.

O capítulo de estreia deste domingo, com Fabio Porchat e coronel Leite, poderia ser classificado como o primeiro programa humorístico já exibido pelo  Discovery Channel. A saga se passou na acidentada Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.

Vale a pena assistir por vários motivos. Em primeiro lugar pela incrível reação química que resultou desse improvável encontro entre o humorista Porchat e o disciplinado Coronel Leite. A verdade é que nem no Porta dos Fundos Porchat pareceu tão à vontade com um parceiro em cena.

Em segundo lugar porque o apresentador da Record abraçou a missão com coragem, mas também com um impagável sarcasmo e cinismo beirando a cara de pau.

A velocidade de raciocínio e humor de Porchat é impressionante, e o telespectador se diverte do começo ao fim com os diálogos da dupla --todos obviamente de improviso e sem regravação.

Haverá muitas situações cômicas nos demais episódios. Exemplo: é muito divertido ver um almofadinha como o cantor Di Ferrero ser pressionado na natureza ao ponto de começar a gemer e ter de levar bronca da guia Karina Oliani para seguir em frente.

Ou quando o chef Carlos Bertolazzi foi instado por coronel Leite a comer vermes crus, mas preferiu guardar os seus para assar na fogueira. Curioso com o acepipe grelhado, o coronel quis prová-los, mas não sem antes levar uma ironia do relaxado chef do SBT: “Por isso se diz que apressado come cru, coronel”.

Outro episódio muito comentado nos bastidores terá o do comediante Oscar Filho, que, assumindo sua persona amalucada de stand comedy, levou para a floresta até uma espécie de laquê usado para manter os cabelos espetados, mas que acabou servindo para outros fins na expedição. Sabe-se lá o porquê, Oscar também levou para a mata uma camisinha, que também ganhará um uso "off label" no teste de sobrevivência.

A ex-global Maria Paula, por exemplo, foi uma das convidadas mais difíceis: além de ter levado coisas pouquíssimo úteis numa missão dessas --como moedas e um I Ching--, teve um chilique ao ser apresentada a uma víbora da floresta e, segundo fontes da produção, até ameaçou ir embora do programa no meio. No fim, fica tudo muito engraçado.

Segundo a assessoria do Discovery, o programa faz parte da cota nacional de produções. Sua inspiração e parte de seu formato, no entanto, obviamente vêm do  “Celebridades à Prova de Tudo”, com Bear Grylls, estrela mundial do canal.

Mas não é exagero dizer que, ao menos desta vez, a cópia ficou muito melhor --e muito mais engraçada-- que o original.

"Desafio Celebridades é talvez o primeiro reality show de humor da TV brasileira.

O quê: Desafio Celebridades
Onde: Canal Discovery Brasil
Quando: 21h30
Avaliação: Ótimo

twitter - @feltrinoficial