Topo

Ricardo Feltrin

Nova grade da GloboNews fracassa e causa tensão em equipes

Izabella Camargo e José Roberto Burnier no jornal matinal "Em Ponto", da GloboNews - Divulgação
Izabella Camargo e José Roberto Burnier no jornal matinal "Em Ponto", da GloboNews Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

13/08/2018 14h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os nervos estão à flor da pele nos bastidores da GloboNews. Repórteres insatisfeitos(as), reclamações entre colegas até ao vivo, erros técnicos, muita matéria repetida e, principalmente, ibope em alguns horários já rondando o chamado “traço”.

Eis a fórmula ideal para gerar tensão em todos os níveis em uma empresa, e é exatamente isso que ocorre neste momento no canal jornalístico da Globosat.

Um aparente erro decisório foi a criação de três programas jornalísticos com três horas de duração cada: o “Em Ponto” o “Edição das 10” e o “Estúdio i” conforme esta coluna antecipou em abril.

Exibido  das 6h às 9h de segunda a sexta, por exemplo, o “GloboNews Em Ponto” --maior investimento da nova gestão da GloboNews-- completa duas semanas no ar com resultados pífios no ibope.

Ancorado por José Roberto Burnier), o “Em Ponto” estreou no fim do mês passado e chegou a dar quase 0,5 ponto de audiência em SP na estreia.

Parece pouco, mas, para a TV  paga, esse índice é até respeitável (cada ponto = 72 mil domicílios)

O problema é que depois disso foi só queda de público. Hoje o “Em Ponto” chega a dar média de 0,2 ponto --o que é muito próximo do chamado traço de audiência.

A coluna apurou que, inclusive, a direção parou de enviar para os editores-chefes as médias de audiência, numa tentativa para não desanimar a equipe.

O “jornalzão” matinal tem dezenas de profissionais envolvidos, e de longe é um dos maiores custos da casa.

No entanto, não está atraindo nem público e tampouco anunciantes, o que amplia a insegurança.

Entre outros defeitos o telejornal abusa de matérias longas e de quadros demorados e cansativos.

Já o “Edição das 10h” também se tornou prolixo em suas três horas, uma vez que repete muitas coisas do “Em Ponto”.

Por sua vez, o “Estúdio i” já era uma atração complicada com duas horas de duração. Com três, ficou mais cansativa e igualmente prolixa.

O telespectador da GloboNews vê hoje de forma cotidiana os mesmos repórteres entrando em todos os jornais para falar exatamente a mesma coisa. Cansa.

OUTRO LADO

"Em contato com a coluna nesta terça-feira, a GloboNews, por meio da CGCom, disse o seguinte:

A nota (de hoje) está completamente errada, a começar pelo fato de que o "Em Ponto" sequer completou um mês. Mesmo assim, diferentemente do que afirma a nota, já é um êxito completo. O "Em Ponto" ajudou a alavancar a faixa das 06h às 09h.

Estamos 25% acima da média de audiência, em relação ao mês de julho. Onde está o fracasso? Aumentamos de audiência

Entre as faixas de 12h/13h e 13h/14h, momentos que representam o aumento do tempo de produção do "Edição das 10" e do "Estúdio i", a Globonews teve crescimento de 50% e 42% respectivamente após as mudanças da grade do canal, em relação às últimas quatro semanas.

Com a nova grade ganhamos sete posições  no ranking na tv por assinatura, em relação ao mês anterior. O ambiente na redação é o melhor possível. Checar informações repassadas por quem tem o objetivo é uma boa medida. Recomendamos." 

NOTA DA COLUNA

A coluna corrigiu a informação sobre a data de estreia do "Em Ponto", que de fato estava errada. E o fez antes mesmo de a Globo enviar a nota acima.

De maio para junho a Globonews marcou 0,42 ponto em audiência na TV paga, caindo 37% na audiência, passando do 8º lugar no ranking para o 17º..

Em julho, a emissora fechou com 0,43 ponto, ainda em 17º lugar (dados consolidados de Ibope). Ainda não há dados consolidados do mês de agosto, só dados prévios.

LEIA MAIS

Reunião editorial na GloboNews acaba tensa “graças” a Miriam Leitão

GloboNews prepara "telejornalzão" de três horas nas manhãs

(per) Siga o colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops