Topo

Próxima novela das 21h será romance recheado de aventuras, diz autora

O autor Benedito Ruy Barbosa - Bruno Poletti/Folhapress
O autor Benedito Ruy Barbosa Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

29/09/2015 13h34

Sai a favela fictícia do Morro da Macaca, entra em cena uma história de amor impossível à beira do rio São Francisco. "Velho Chico", novela escrita por Edmara e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Ruy Barbosa, estreia em março, substituindo "A Regra do Jogo" no horário das 21h. A decisão foi tomada na última sexta-feira (25), num almoço entre Benedito, o diretor Luiz Fernando Carvalho e o diretor-geral da Globo Carlos Henrique Schoreder.

"Talvez a decisão tenha sido tomada por ser uma novela rural, não urbana. E também pela temática, já que pretendemos discutir dentro da trama a questão do meio ambiente, com foco para o cultivo orgânico e o manejo sustentável", diz a autora ao UOL. A preservação dos recursos hídricos do país também estará em discussão, já que o rio São Francisco, que sofre há anos os processos de devastação ambiental, será um importante cenário do folhetim. 

Segundo Edmara, desde o começo do projeto, Benedito argumentava com a emissora que o horário ideal para a trama seria o das 21h. "Ele insistia nisso pela importância dos assuntos que vamos ter como pano de fundo. Claro que a antecipação é sempre uma questão a se pensar, e estamos nos organizando para colocar a novela no ar, com a qualidade que o projeto merece", afirma.

A trama é descrita pela escritora como "um romance recheado de aventuras, encontros e desencontros", que vai girar em torno de duas famílias rivais que vivem à beira do rio São Francisco. "Uma família de latifundiários que lida com suas terras e com o rio da maneira tradicional, e outra que se opõe a esse modo de lidar com a terra e com a água, que busca, contra a vontade do coronel, encontrar o equilíbrio entre o homem, a natureza e a forma de produção. Os filhos dessas duas famílias se apaixonam, desencadeando uma verdadeira guerra entre as duas famílias rivais", adianta. 

Vale lembrar que "O Rei do Gado", de autoria de Benedito e com direção de núcleo de Luiz Fernando Carvalho, foi reexibida com sucesso mais uma vez nas tardes da Globo, no "Vale a Pena Ver de Novo", entre janeiro e agosto deste ano.