Topo

Vencedor do "BBB9", Max ajuda candidatos ao reality a passar por seletivas

Max Porto venceu o "BBB9" e hoje dá consultoria aos candidatos do reality - TV Globo / Fabrício Mota
Max Porto venceu o "BBB9" e hoje dá consultoria aos candidatos do reality Imagem: TV Globo / Fabrício Mota

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

07/10/2015 07h00

Com autoridade de um campeão e até hoje dono do título do participante mais estrategista do “Big Brother Brasil”, Max Porto resolveu ensinar o caminho das pedras aos interessados em participar da próxima edição do reality show. Vencedor da nona edição, ele montou um projeto com palestras motivacionais e até consultorias individuais aos candidatos.

“Eu tive essa ideia pensando realmente nas pessoas que sonham entrar para o ‘BBB’, como um dia eu sonhei. Tive uma trajetória de sucesso no programa e por que não compartilhar essa experiência? Não garanto a entrada das pessoas na casa, mas posso ajudar a caminhar até a porta”, assumiu Max.

A três meses do início do “BBB16”, o artista plástico confessou ao UOL que anda trabalhando diretamente com alguns já pré-selecionados. “Sim, estou atendendo justamente as pessoas que já passaram pelas seletivas e vão começar a fase da cadeira elétrica [entrevistas individuais com a cúpula da atração]. São conversas, trocas de ideias e orientações via Skype. Como o processo seletivo do programa é muito sigiloso, eu não posso divulgar muito para não comprometer os candidatos”, despistou Max que acabou entregando o número de alunos. “São mais de dez e menos de 20”.
 
Para quem está querendo ganhar um milhão, é um investimento baixo
 
Perguntado se a produção do “BBB” sabe sobre o seu projeto, Max confirmou e garantiu que até agora não recebeu nenhuma chamada ou posicionamento contrário. “Eles sabem que estou apenas dividindo a minha experiência. Eu não digo para as pessoas o que elas têm que fazer, porque cada indivíduo tem a sua personalidade. Na verdade, estou até prestando um serviço, estou ajudando os caras a terem um processo seletivo mais qualitativo”, soltou as gargalhadas.

Max não quis contar quanto um candidato ao estrelato precisa desembolsar. “Não é um investimento caro. Eu prefiro não entrar em valores, mas é bem acessível. Eu até digo para os interessados: ‘Para quem está querendo ganhar um milhão, é um investimento baixo. É como se fosse uma loteria, mas a probabilidade de vencer é menor”, explicou Max, que se gaba de ser o pioneiro nessa iniciativa e não teme os concorrentes.
 
11.mar.2015 - Max Porto participa do UOL Vê TV Especial BBB  - Flavio Florido/UOL - Flavio Florido/UOL
"A pessoa tem que ser extraordinária", aposta Max Porto
Imagem: Flavio Florido/UOL
“Pode ser que agora outros campeões façam o mesmo, venham com essa proposta também, mas eu me garanto. Acho que eu tenho uma oratória diferenciada, tenho uma experiência diferenciada, até por conta da minha passagem. Eu sou considerado até hoje um dos campeões mais cabeças que venceu, preocupado com estratégias do jogo”, contou Max, que entrou para o "BBB" através do processo seletivo. “Fiz a inscrição em 2008 para entrar no programa no ano seguinte. Passei por todas as etapas. O engraçado é que que as pessoas não acreditam e até ficam revoltadas porque acham que eu estou mentindo.”
 
Max tem na cabeça o perfil do candidato a ser escolhido. “A pessoa tem que ser extraordinária. Aquela que é fora do comum, é rara. Esse perfil é o que a produção do programa procura e escolhe, até porque já são anos e anos de programa e muitas histórias já foram contadas, muitos perfis já foram mostrados. A ideia é não repetir figurinhas, é colocar uma novela boa com personagens cativantes e enredos bons".
 
Sobre as principais dicas para as entrevistas finais, Max esconde o jogo. “Tem toda uma preparação. Se a pessoa for mais tímida, eu já vou direcionando para outra abordagem. Se for mais extrovertida é outra coisa. É preciso também trabalhar uma postura comportamental. Para mim, o candidato ao 'BBB' tem que chegar confiante, mostrar muita personalidade e força de vontade. Tudo isso é importante, mas não significa nada se o Boninho [diretor da atração] não gostar. Ele é quem decide tudo”, observou.