Topo

"Acredito muito na virada", diz autora de "Além do Tempo" sobre nova fase

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

08/10/2015 23h15

O capítulo do próximo dia 20 de "Além do Tempo" vai ser um divisor de águas para a novela das seis, não só pela aguardada passagem de tempo de mais de meio século, mas, principalmente pela reação do público. Vai ser a prova de fogo para a audiência cativa da obra de Elizabeth Jhin que se acostumou ao folhetim de época e terá que se readaptar a uma história contemporânea. O risco, no entanto, não é uma preocupação para autora, direção e elenco.

"Acho que vai gerar uma curiosidade grande, as pessoas vão querer saber o que vai acontecer com cada personagem. Não tive nenhum receio, porque acredito muito na virada, ela é importante, a novela é isso: mostrar o antes e o depois. Nas minhas novelas, costumo mostrar o passado por meio de sonhos, terapia de vidas passadas. Desta vez, tudo que vai acontecer tem relação direta com o que aconteceu. Não tinha como parar aqui, perderia o sentido", argumenta a escritora.

8.out.2015- Paolla Oliveira revelou que sua personagem, Melissa, volta transformada: "Ela vem um pouquinho mais serena, na primeira fase era muito  espevitada. Ela volta trabalhando, dona de casa" - André Durão/UOL - André Durão/UOL
"Ela vem um pouquinho mais serena", diz Paolla sobre Melissa
Imagem: André Durão/UOL

As gravações da primeira fase terminaram no último domingo, mas a equipe não teve nenhum descanso e já emendou com as mudanças de caracterização, as primeiras leituras da segunda etapa e cenas nos dias atuais. O que acaba causando até uma certa confusão para os atores.

"É um exercício legal. No primeiro dia, tinha um texto que falava sobre uvas manipuladas manualmente, e acabei falando como se fosse um texto de época! Expliquei pros colegas que estava difícil voltar pro contemporâneo", brincou Rafael Cardoso, cujo personagem Felipe vira o dono de uma pequena vinícola chamada Campobello.

Agora, o mocinho é casado com Melissa (Paolla Oliveira) e pai de Alex (Kadu Schons). Mas a vida estável da família fica ameaçada quando o jovem conhece num vagão de metrô no Rio de Janeiro Lívia (Alinne Moraes), por sua vez, noiva de Pedro (Emílio Dantas).

8.out.2015- "A gente ainda está um pouco perdido, mas até que é bom, vamos nos apegando às mínimas coisas pra encontrar a personagem", conta Alinne Moraes - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
"A gente ainda está um pouco perdido, mas até que é bom", diz Alinne sobre mudança de fase
Imagem: João Cotta/TV Globo

"A gente ainda está um pouco perdido, mas até que é bom, vamos nos apegando às mínimas coisas pra encontrar a personagem. Cortei e clareei um pouco o cabelo, mas a gente evitou uma mudança muito radical. A gente não está começando uma novela nova, a alma dos personagens é a mesma", conta Alinne, que surge como a bem-sucedida dona da vinícola Beraldini. "Ela tem um visual bem moderno, usa uns blazers. Na fase anterior, o figurino era muito quente, muitas anáguas, meia-calça. Agora ficou mais prático", lembra.

Depois de um dia e meio no salão, Paolla também ficou mais loira para a nova fase da vilã, mas a transformação da personagem vai bem além das aparências. No século 21, a filha de Doroteia (Julia Lemmertz) é uma esposa dedicada e uma mãe amorosa. "Será tudo diferente. As pessoas vão dizer: 'Nossa, mas não é a Melissa!'. Ela vem um pouquinho mais serena, na primeira fase era muito  espevitada. Ela volta trabalhando, dona de casa", conta a atriz.

8.out.2015- O diretor de "Além do Tempo", Rogério Gomes e a autora Elizabeth Jhin - André Mourão/UOL - André Mourão/UOL
8.out.2015- O diretor de "Além do Tempo", Rogério Gomes e a autora Elizabeth Jhin
Imagem: André Mourão/UOL

A história de "Além do Tempo" passa a se ambientar na cidade de Belarrosa, cidade fictícia também no Rio Grande do Sul, construída como um movimentado polo do mercado de vinhos e um forte destino turístico. Os cenários vistos no ar são da cidade cenográfica de 3.500 metros quadrados, que conta com 20 prédios.

"A maior dificuldade dessa transição foi o desenho de produção, que a gente nunca tinha feito. Não é como uma primeira fase normal, que tem quatro capítulos. Na primeira fase, a gente não chegou a ter uma cidade cenográfica, tinha alguns sets. Mas a construção começou junto com a estreia, a partir de conversas que a gente tinha com a Beth", afirma o diretor de núcleo Rogério Gomes.

Para facilitar a compreensão do espectador, a trama vai contar com alguns flashbacks pontuais durante a nova fase. "Uma novela não vive sem a outra. Antes de tudo é uma história de amor", afirma a autora.