Topo

Trapalhão de "Dez Mandamentos" vira queridinho e já foi tietado por global

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/10/2015 07h00

Em meio a pragas e tragédias, um trapalhão chama a atenção em "Os Dez Mandamentos", novela da Record. Simut, auxiliar do palácio, virou queridinho dos telespectadores com seu jeito ingênuo e confuso. O assistente, que sonha ser sacerdote, já destruiu estátuas, estragou perucas e "queimou a língua" sendo sincero demais em várias opiniões. Renato Livera, que interpreta Simut, está impressionado com o sucesso do personagem e o carinho do público nas ruas e nas redes sociais.

"Fui totalmente surpreendido, ainda mais com meu personagem. Por mais que as pessoas esperassem algo dele porque é o único cômico, não pensei que tomaria uma proporção tão carismática. Foi uma surpresa muito boa. Vou guardar de maneira bem carinhosa para vida", comemora o ator, em entrevista ao UOL.

O ator, que fará 35 anos na próxima sexta-feira (16), conta que foi assediado até pela concorrência. "Já encontrei inclusive uma atriz da Globo que já me tietou, isso foi fantástico (risos). Encontrei a Isabelle Drummond, uma querida, em um evento, eu estava com a minha mulher, que conhece a Isabelle. Ela chegou até mim e falou: 'Renato, eu assisto sempre à novela, quando não posso eu gravo. Minha família toda assiste'. Achei muito bacana", relembra.

Do cômico ao trágico

Os dias de Simut como trapalhão, entretanto, estão contados. Por causa das pragas que estão destruindo o Egito e matando milhares de pessoas, o auxiliar do palácio começará a ser mais ácido nas opiniões e questionará os deuses egípcios. Até o amor platônico que sente por Karoma (Roberta Santiago) dará um tempo. Renato Livera antecipa que Simut deixará o palácio e seguirá com Moisés (Guilherme Winter), maior desejo do público que aborda o ator nas ruas.

"Vou passar por uma fase pós-palácio, em que vou fugir com os hebreus e vou me tornar um deles. Estou quase gravando três novelas em uma (risos). Vou gravar mais uma fase, ainda desconhecida por mim. Minha característica física vai mudar, o comportamento do Simut vai alterar muito. Estou muito curioso para saber como será esse novo Simut fora do palácio", conta.

O ator também torce para Simut largar o palácio e se tornar hebreu para finalmente deixar de ser careca. Acostumado à cabeleira, Livera precisa raspar a cabeça diariamente para gravar "Os Dez Mandamentos".

"Tenho uma cabeleira farta. Na minha vida fora da ficção, sempre estou cabeludo e barbudo. Sou meio hebreu na vida real (risos). No começo foi muito estranho. Quando entrei no chuveiro a primeira vez, senti o mundo inteiro na cabeça, a água, a temperatura. Confesso que estou com muita saudade dos cabelos", brinca.

Ator enfrentou "praga" na Record

"Os Dez Mandamentos" é a terceira novela de Renato Livera na Record. Estreou em "Máscaras" (2012), quando a dramaturgia da emissora vivia um período turbulento, assim como o Egito nas pragas. Após ter trabalhado "Pecado Mortal" (2013), deixou a emissora. De volta à Record, convidado para viver Simut, o ator ficou aliviado com o sucesso da novela e o fim da crise.

"Peguei a pior fase e agora a melhor. Por mais que [em 2012] estivesse em crise, era um clima horrível, eu usei isso a meu favor, para aprender. Quando entrei em 'Pecado Mortal', eu estava muito preparado. O negativo virou super positivo. E agora veio a bonificação nessa novela", celebra.