Topo

"MasterChef Júnior" estreia com Jiang como repórter: "Um sonho de criança"

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 06h00

A chinesa Jiang Pu não chegou à final da segunda edição do “MasterChef Brasil”, mas ganhou um “prêmio” que nem os dois primeiros colocados conseguiram. Em terceiro lugar na disputa, a jovem de 26 anos foi tão bem aceita pelo público que a Band tratou de aproveitá-la para ser uma espécie de repórter do “MasterChef Júnior”, a primeira versão do reality com crianças produzida no Brasil.

De volta à enorme cozinha instalada na sede da Bandeirantes no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, Jiang falou à reportagem do UOL que teve uma sensação totalmente diferente quando a porta do estúdio se abriu e ela se viu novamente no local onde passou por momentos de muita tensão aos olhos dos jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.

“É outro mundo, agora a cozinha incorporou mais cores e tudo ficou mais vivo, mais divertido eu diria. Para mim é outra experiência”, disse ela, que garante retornar ao programa sem qualquer tipo de trauma.

Sem estar no clima de competição, Jiang poderá se mostrar mais solta no quadro “A Prévia”, que irá ao ar antes de cada episódio do “MasterChef Júnior”. Ela, que caiu nas graças do público pelos tropeços na língua portuguesa e quando ensinou uma aula de Tai Chi Chuan simulando o corte de uma melancia, explica como será essa sua nova função.

“Vou ser uma repórter que irá trazer cenas inéditas. Olha, vou dar spoiler! E também mostrar os melhores momentos e bastidores”, diz ela, brincando com o problema que já afetou as duas edições do programa no Brasil.

Optando por não dar detalhes sobre como será a efetivamente a sua contribuição ao programa, Jiang disse o que a fez aceitar prontamente o convite da emissora para esse desafio que em nada tem relação com o universo gastronômico.

"Nunca imaginei que seria chamada para trabalhar em uma TV, sendo que meu português é ruim. É um grande prêmio que eu ganhei. Acho que todo mundo quando é pequeno tem esse sonho de virar repórter, ser como aquela mulher da TV que está na rua dando as notícias"

Jiang Pu, repórter do "MasterChef Junior"

“Quando falaram que eu iria brincar com crianças eu aceitei [o convite]. Eu nunca imaginei que seria chamada para trabalhar em uma TV, sendo que meu português é ruim. É um grande prêmio que eu ganhei. Acho que todo mundo quando é pequeno tem esse sonho de virar repórter, ser como aquela mulher da TV que está na rua dando as notícias”, afirma ela, que pela falta de tempo não conseguiu fazer cursos de conversação ou de teatro como gostaria.

A contratação para o “MasterChef” com crianças fez com que a chinesa adiasse por algum tempo a vontade de especializar mais como cozinheira. O que ela considera benéfico nesta fase tumultuada de selfies e assédio das pessoas nas ruas.

“Eu quero [trabalhar com] culinária, mas é difícil começar a trabalhar porque de qualquer jeito vou virar uma atração turística. Então acho ruim para começar a aprender. Futuramente tenho esse planejamento, de fazer cursos no Brasil para um dia abrir o meu restaurante”, conta.

A chef Paola Carosella com a participante Aisha, no "MasterChef Júnior" - Divulgação/Band - Divulgação/Band
A chef Paola Carosella com a participante Aisha, no "MasterChef Júnior"
Imagem: Divulgação/Band
 

Crianças ganharão o avental "MasterChef Junior"
O “MasterChef Junior” estreia nesta terça com menos gritaria dos jurados e menos pressão sobre os vinte participantes – todos crianças entre 9 e 13 anos. Diferentemente da edição com adultos, dois participantes serão eliminados por programa.

Embora esteja confiante, o diretor Patricio Diaz prefere não fazer grandes apostas. “É uma coisa nova, então não sei qual vai ser a repercussão – espero que a melhor possível, como foi com a [edição] dos adultos”, declarou. “Mesmo sendo o ‘MasterChef’, é um programa diferente e que irá explorar um outro universo dentro da competição culinária. É um formato muito rico em vários aspectos, de divertimento, surpresas”, completou.

Segundo o diretor,  mais de três mil crianças se inscreveram para tentar uma vaga na versão que foi produzida em mais de 22 países, como Espanha, Austrália e Estados Unidos. Uma das diferenças para o formato tradicional, é que cada criança eliminada poderá levar o avental como uma lembrança para casa.

O vencedor ganhará, além do troféu, uma viagem para a Disney, com direto a cinco acompanhantes; um curso de culinária; um vale compras de uma rede de supermercados no valor de R$ 1 mil por mês; e um kit de eletrodomésticos.