Topo

Mãe de Taís Araújo diz que apoia decisão da filha em denunciar racismo à PF

Thaís Araújo irá prestar depoimento sobre ofensas racistas na internet - Montagem BOL
Thaís Araújo irá prestar depoimento sobre ofensas racistas na internet Imagem: Montagem BOL

Por Ana Cora Lima, no Rio, e Gilvan Marques, em São Paulo

01/11/2015 18h40

Mãe de Taís Araújo, dona Mercedes afirmou na tarde deste domingo (1) que o ataque racista cometido contra a filha é um "assunto muito triste", mas que a apoia na decisão de não abaixar a cabeça e denunciar o caso à Polícia Federal.

"Não quero falar muito sobre isso porque é um assunto muito triste, mas o que está feito está feito. Apoio a decisão da Taís", afirmou dona Mercedes em contato com o UOL.

Taís Araújo será chamada nos próximos dias para prestar depoimento sobre as ofensas racistas que sofreu em comentários postados em sua página no Facebook desde a noite de sábado (31). A atriz recebeu xingamentos como "macaca", "crioula" e "cabelo de esfregão".

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Ronaldo Oliveira, determinou neste domingo (1) à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) a instauração de um inquérito para apurar o crime de racismo. "A atriz será ouvida e os autores identificados e intimados para depor", diz a nota.

Taís Araújo publicou neste domingo (1), no Facebook e no Instagram, um texto em que diz ter sido vítima de comentários racistas. "É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página", escreveu ela. (Leia o desabafo, na íntegra, abaixo)

Sem entrar em muitos detalhes, Taís disse que todos os comentários estão registrados e serão enviados à Polícia Federal. Segundo a atriz, o ataque ocorreu no momento em que ela estava no palco do Teatro Faap, em São Paulo, encenando "O Topo da Montanha", texto em que Martin Luther King fala sobre afeto, tolerância e igualdade.

Taís finalizou o texto com uma mensagem de incentivo. "Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado".

 

É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu! Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do Teatro Faap com O Topo da Montanha, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor. Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado. A minha única resposta pra isso é o amor!

Uma foto publicada por Tais Araújo (@taisdeverdade) em

 
Repercussão
 
Logo após o desabafo, Taís Araújo recebeu o apoio de centenas de internautas e a hashtag #SomosTodosAraújo chegou a um dos assuntos mais comentados no Twitter.
 
A funkeira Anitta publicou uma mensagem de apoio à atriz. "Essas são minhas bailarinas e amigas @ariellemacedo e @allineazev . Assim como Taís Araujo elas são negras, lindas, cacheadas, talentosas e muito mais outras coisas incríveis que eu não conseguiria nem falar tudo por aqui. Inadmissível pensar que alguém se sinta melhor que alguém por conta da cor da pele ou da textura de seus cabelos. Difícil de acreditar que ainda é possível a existência de tantos comentários preconceituosos no nosso país. O que diferencia a qualidade de um homem pra o outro é o caráter, não é nossa cor, nosso dinheiro, nossa sexualidade nem nossos gostos. E sobre o caráter, isso tá longe de conseguirmos ver em fotos.
 
William Bonner, Cauã Reymond, Paloma Bernardi e Preta Gil, entre outros famosos também se manifestaram nas redes sociais
 
 

#somostodostaisaraujo

Uma foto publicada por realwbonner (@realwbonner) em

 

Para quem ainda não sabe, além de odioso, racismo é crime. Inaceitável que em pleno século 21 ainda existam preconceitos...

Posted by Cauã Reymond on Domingo, 1 de novembro de 2015