Topo

Angelina Jolie diz que retirou os ovários com a mesma médica da mãe

Angelina Jolie fala de sua cirurgia para retirada dos ovários realizada em março - Reprodução/Today/NBC
Angelina Jolie fala de sua cirurgia para retirada dos ovários realizada em março Imagem: Reprodução/Today/NBC

Do UOL, em São Paulo

02/11/2015 14h27

Cerca de sete meses depois de retirar os ovários, Angelina Jolie revelou que a cirurgia foi feita pela mesma médica que tratou sua mãe em uma entrevista que foi ao ar nesta segunda-feira (2) no programa  "Today", do canal NBC. A mãe da atriz, Marcheline Bertrand, foi diagnosticada com câncer de ovário em 1999 e morreu aos 56 anos em 2007.

"Tivemos algumas das mesmas enfermeiras e dos mesmos médicos", afirmou. "A médica que fez a cirurgia do ovário foi a mesma da minha mãe. E minha mãe disse a ela, 'prometa que você vai retirar os ovários da Angie'. Então, quando nos encontramos choramos muito e ela disse que havia prometido isso a minha mãe", contou.

A atriz decidiu realizar o procedimento para retirada dos ovários dois anos após fazer uma dupla mastectomia preventiva, a fim de diminuir as chances de ter câncer de mama.

O marido, Brad Pitt, contou que estava voltou de viagem para acompanhar o momento delicado na vida de Angelina. "Estava na França e quando a Angie me chamou eu peguei um voo para voltar. Ver minha mulher tendo que ser tão forte e sabendo dessa notícia assustadora foi algo terrível", lembrou.

Aos 40 anos, Jolie está passando pela menopausa em razão da remoção dos ovários. "Você se sente diferente", comentou. Ela disse que o apoio de Brad tem sido importante para conseguir aceitar as mudanças em seu corpo, que vieram como consequência das duas cirurgias. 
 
"Acredito que quanto mais ele fala da minha força, tornou muito, muito claro para mim a mulher que ele ama, alguém inteligente e capaz de amar a família", observou a atriz. O galã de Hollywood enalteceu a atriz, dizendo que ela fez as cirurgias pelos filhos e para família permanecer unida.
 
Brad Pitt e Angelina Jolie em entrevista para o programa "Today", do canal NBC - Reprodução/Today/NBC - Reprodução/Today/NBC
Brad Pitt e Angelina Jolie em entrevista para o programa "Today", do canal NBC
Imagem: Reprodução/Today/NBC
 
Cirurgia preventiva
Angelina Jolie fez uma cirurgia em março para retirar seus ovários e trompas de falópio depois que os médicos detectaram sinais precoces de câncer. A atriz americana, que já sabia que tinha um alto risco de ter a doença, compartilhou a decisão em um artigo para o jornal "The New York Times", intitulado "Angelina Jolie Pitt: Diário de uma Cirurgia".
 
"Dois anos atrás eu escrevi sobre a minha escolha de fazer uma dupla mastectomia preventiva. Um simples exame de sangue revelou que eu carregava uma mutação no gene BRCA1. Ele me deu uma estimativa de risco de 87% do câncer de mama e um risco de 50% de câncer de ovário. Perdi minha mãe, avó e tia para o câncer", escreveu a atriz. 
 
No artigo, revelou que o procedimento havia sido planejado previamente e, embora seja menos complexa do que a sua mastectomia, os "efeitos são mais graves", porque "põe a mulher em menopausa forçada".