Topo

Joelma diz que gesto de comemoração após divórcio é sensação de "liberdade"

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 14h27

Joelma, ex-mulher de Chimbinha, disse em entrevista exibida na tarde desta quarta-feira (11) que o gesto de comemoração feito após a assinatura do divórcio significa a sensação de "liberdade". A cantora afirmou ainda que ficou muito feliz com o fim do casamento de 18 anos e que está se sentindo como um "passarinho solto da gaiola".

Chimbinha e Joelma oficializaram a separação na última segunda-feira no Fórum Rodolfo Aureliano, em Recife (PE).  Na saída, cercada por seguranças, Joelma apareceu sorridente e vibrando. "[Foi sensação de] liberdade, fiquei tão feliz [com a assinatura do divórcio], é como se [eu] fosse um passarinho que foi solto da gaiola e voou", comparou Joelma em entrevista ao "Vídeo Show", da Globo.

A cantora disse que o período conturbado com o ex-marido foi o "pior momento" de sua vida. "É um momento de superar. Eu posso te dizer que não foi fácil não, foi difícil, foi o momento mais difícil da minha vida", contou. Ela afirmou que foi forçada a participar do show em Teresina (PI), quando desabou no choro. "Eu não queria estar ali, eu fui forçada", disse.

  • 48526
  • true
  • http://musica.uol.com.br/enquetes/2015/10/12/joelma-x-chimbinha-quem-voce-vai-seguir-em-2016.js

Joelma ficará à frente da banda Calypso somente até dezembro. A partir de janeiro, ela lançará a sua carreira solo. "Quero fazer um novo trabalho que tenha 100% Joelma. Ali estará a minha identidade. Uma Joelma muito alegre, muio feliz, com muita energia. Muita coisa nova", contou.

Sorridente e menos monossilábica do que a entrevista anterior, Joelma revelou também que gravará a música Luz de Deus com a sua filha Yasmin, de 4 anos, em seu primeiro trabalho solo. "A Yasmin vai regravar uma música que ela gravou quando tinha quatro anos", antecipou.

Início da crise

O anúncio oficial do fim do casamento de 18 anos de Joelma e Chimbinha foi feito em 19 de agosto deste ano. Na ocasião, os dois afirmaram por meio de um comunicado "que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria" permaneceriam recíprocos. Não foi o que aconteceu.

Durante a apresentação de um show, Joelma sugeriu que foi traída por Chimbinha e apontou o dedo para o ex-marido ao cantar parte do refrão da música "A Lua Me Traiu".

No dia 11 de setembro, a Justiça do Pará proibiu Chimbinha de ficar a menos de cem metros de Joelma com base na Lei Maria da Penha. Porém, o advogado do músico conseguiu derrubar a liminar uma semana depois, no dia 18, o que viabilizou a volta do guitarrista para a banda.

Ele, no entanto, só retornou aos palcos no dia 4 de outubro e, mesmo assim, teve de deixar o show 20 minutos depois que Joelma demonstrou o desconforto com a presença do ex-marido. Insatisfeito com a performance da cantora, o público vaiou e jogou objetos no guitarrista, que acabou tocando por poucos minutos e abandonando a apresentação.

Horas depois do episódio, o guitarrista divulgou um comunicado em que dizia não querer ter mais atritos profissionais com a ex-mulher. Para justificar sua postura, Joelma disse que teve "medo e receio" de dividir o palco com o ex-marido.

Banda Calypso se desmanchando após crise

O baterista Juquinha e o assessor Claudio Mello anunciaram a saída da banda Calypso. As mudanças no estafe ocorreram pouco tempo depois da confusão no último show, em Teresina (PI), na qual Chimbinha teve de abandonar o palco e foi hostilizado por alguns fãs de Joelma.

Joelma declarou no programa de Sabrina Sato, na Record, que seguiria com a banda até dezembro, quando encerra a agenda de shows com a Calypso.

Lançada em Belém (PA) no ano de 1999, a banda Calypso gravou 21 CDs e 7 DVDs em 16 anos de carreira, com mais de 15 milhões de cópias vendidas durante o período. O grupo alcançou indicações a prêmios importantes e participou de festivais internacionais.

Artistas criticam Joelma

A confusão entre Joelma e Chimbinha se alastrou por redes sociais e também pelo mundo artístico. Apresentadores, como Ratinho e Sônia Abrão, criticaram a postura da líder da banda Calypso.

"O que ela faz, já passou de todos os limites, um desrespeito, uma falta de dignidade profissional, de carinho com o seu público. Ela manipulou os fãs e conseguiu com todo esse teatrinho de quinta que vem fazendo desde o momento dessa separação", detonou Sônia, durante o "A Tarde é Sua", da Rede TV!. (Veja o desabafo de Sônia na íntegra, no vídeo abaixo)

Já Ratinho sugeriu a Joelma que conversasse e perdoasse o ex-marido. "Essa briga da Joelma e do Chimbinha está dando muito o que falar. Chimbinha, você está fuzilado. Joelma, você fala muito em perdão, então, por que não perdoa o Chimbinha?! Ela é evangélica e fala a toda hora em perdoar. Aproveita e começa por ele. Não é verdade? E para com essa briga", disse o apresentador ao lado de Roberta Miranda e de outros convidados.