Topo

Após perder 10 quilos, Mari Xavier diz: "Não quero ser a mocinha da novela"

Mariana Xavier perdeu 10 quilos em aproximadamente oito meses - Paulo Herédia/Divulgação
Mariana Xavier perdeu 10 quilos em aproximadamente oito meses Imagem: Paulo Herédia/Divulgação

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

19/11/2015 17h57

Após as gravações na novela “I Love Paraisópolis”, Mariana Xavier, de 35 anos, ficou satisfeita não só pela realização de mais um trabalho na TV, mas também por uma conquista pessoal: ela conseguiu provar para si mesma que é possível ter um estilo de vida saudável mesmo com uma rotina puxada, com pouco tempo para se exercitar. Em aproximadamente oito meses, ela, que chegou a pesar 87 quilos, perdeu 10 quilos.

Os novos hábitos da atriz começaram em março, uma semana antes do início da novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira na Globo. Depois de passar uma miniférias num SPA para recarregar as energias, Mariana resolveu se desafiar manter o estilo de vida saudável – ainda que para isso fosse necessário alguma dose de sacrifício e muita determinação. Sua intenção, ela ressalta, nunca foi emagrecer, mas ter qualidade de vida.

“Depois de oito meses de ‘Vídeo Show’ [no qual trabalhou como repórter] havia acabado a minha rotina de exercícios. Quando sobrava tempo eu queria ficar quieta, dormir ou fazer qualquer outra coisa. Isso começou a me fazer mal, não porque eu estava gordinha, mas porque estava me sentindo cansada, sem disposição para dançar ou subir uma escada. Não me incomodava o aspecto estético, mas a qualidade de vida”, disse.

Ela estipulou que faria exercícios três vezes por semana com a condição de sempre variar nas modalidades. “Dentro da loucura de uma novela, conseguia encaixar aula de dança, hidroginástica, transport, pilates, pedalava na praia... o que me ajudou a manter essa rotina foi variar as atividades dentro meu horário maluco”, afirmou.

Além da rotina de exercícios físicos, Mariana perdeu peso em razão do tratamento que se submeteu após a descoberta de que estava com resistência à insulina. A medicação adequada não só resolveu o problema, como a ajudou a emagrecer.  “O meu corpo estava produzindo mais insulina do que o necessário, gerando uma sobrecarga do meu pâncreas. O açúcar, em vez de virar energia, estava virando gordura. A logo prazo poderia ter diabete”, disse.

 “Não quero ser a mocinha da novela”

 Mariana Xavier considera a personagem Claudete uma evolução do estigma que sofrem atores mais gordinhos, que, segundo ela, ainda recebem papéis mais restritos na televisão. No entanto, observa que falta muito para uma melhoria realmente grande.

“A Claudete era superbem resolvida...ela ‘pegava’ quem tinha que pegar. Em nenhum momento as piadas do texto foram construídas em cima disso. Talvez há alguns anos atrás, as personagens gordinhas fossem sempre as palhaças ou coitadinhas abandonadas que nenhum homem deseja. E esse desejo existe, pode ter cara que não tem vontade de andar com gordinha na rua, mas na hora de curtir na intimidade... (risos)”, declarou.



Apesar da conquista, a atriz diz que atores mais cheinhos ainda são chamados de acordo com um perfil específico. “Sinto que às vezes nem me dão a oportunidade de fazer um teste para uma personagem diferente. Dificilmente você vai ver uma gordinha para ser a mocinha da novela - e eu nem tenho a pretensão de ser a mocinha da novela das nove e nem ficar magra. Mas a TV ainda trabalha com muitos estereótipos”, avaliou.