Topo

Galã mexicano, Jaime Camil diz que homenageia novelas em "Jane the Virgin"

Jaime Camil como o famoso ator Rogelio de la Vega na série "Jane the Virgin" - Divulgação
Jaime Camil como o famoso ator Rogelio de la Vega na série "Jane the Virgin" Imagem: Divulgação

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

19/11/2015 07h00

Ele tem 6,3 milhões de seguidores no Twitter, foi indicado duas vezes como melhor ator no Paloma Awards (saiu vencedor em uma delas) e é amigo de Gloria Estefan e Oprah Winfrey. Mas se você nunca ouviu falar em Rogelio de la Vega, o mundialmente famoso astro de telenovelas como "The Passions of Santos", é porque ele existe apenas na ficção. Mas é graças a ele que seu intérprete, o mexicano Jaime Camil, brinca com o próprio passado na série americana "Jane the Virgin", que estreia no Brasil nesta quinta-feira (19), às 22h30, no canal pago Lifetime.

Conhecido pelos papéis de galã em novelas como "A Feia Mais Bela", já exibida pelo SBT, Camil agora conquista outros públicos com sua versão bastante exagerada do astro de televisão, narcisista ao ponto de só gravar com seu "melhor lado" para a câmera e ter um camarim repleto de fotos suas. Na vida real, seria difícil gostar de um tipo destes, mas na trama são justamente os arroubos megalomaníacos do personagem que garantem boa parte dos momentos cômicos do programa.

"Não estamos zombando das novelas, mas fazendo uma homenagem. Nós brincamos e nos divertimos, mas de uma maneira muito respeitosa. Rogelio é um personagem muito excêntrico, bastante exagerado, e é por isso que fica tão engraçado. E acho que faz sentido. Tento interpretá-lo da forma mais sincera e honesta. Quando você interpreta personagens tão loucos como ele, sinceridade é o que faz toda a diferença", afirma o ator, durante teleconferência com jornalistas da América Latina. 

A série foi criada por Jennie Urman a partir da premissa da novela venezuelana "Juana la Virgen", em que uma jovem virgem é inseminada artificialmente por engano e se vê grávida de um desconhecido do dia para a noite. Ídolo de Jane (papel que deu a Gina Rodriguez um Globo de Ouro este ano) e sua avó, Alba (Yvonne Coll), Rogelio é bem mais do que "El Presidente": no passado, teve um caso com Xiomara (Andrea Navedo) e vem a ser o pai da protagonista. A novela é apenas um dos elementos que valorizam a cultura latina na atração, que tem, por outro lado, uma linguagem moderna e ágil, aos moldes da adaptação que "Ugly Betty" fez com "Betty, a Feia".

"Não fazemos caricatura. Essa é uma família que poderia ser de qualquer origem. Mas fico muito feliz de a série mostrar a comunidade latina de forma digna", afirma o ator, que é filho de mãe brasileira e faz questão de falar algumas palavras em português durante a entrevista. "Sou muito sortudo e privilegiado de ter alguns dos fãs mais apaixonados, que são os brasileiros", diz ele, que também já foi visto por aqui na novela "Por Ela Sou Eva", em que se passava por uma mulher.

Com uma carreira variada, que inclui trabalhos no cinema, como apresentador e como cantor, Camil se destaca em seu primeiro grande papel numa série americana (ele já fez participação em "Devious Maids"). Para ele, a principal diferença entre o atual trabalho e uma novela é o tempo que tem disponível para se dedicar à construção do personagem. "Novela exige muita prática, você tem que rir, tem que chorar, fazer tudo em oito horas. O tom da novela também é mais melodramático", compara.

A série, já exibida em sua segunda temporada nos Estados Unidos, tem várias participações especiais, como Britney Spears, que interpretou ela mesma - no caso, uma antiga desafeta de Rogelio. "Ela é uma popstar, um ícone, mas o mais importante é que ela é uma garota gentil e muito profissional. Há alguns meses ela deu uma entrevista dizendo que gostava da série, então acho que isso deu confiança aos produtores para chamá-la", afirma ele, que atualmente é casado com a modelo Heidi Balvanera, mas já namorou a apresentadora Adriane Galisteu e a cantora e atriz Thalía.

Quanto ao perfil de Rogelio de la Vega no Twitter (sim, o personagem tem uma conta na rede social com mais de 20 mil seguidores e muitas autorreferências), o ator explica que o responsável pelas publicações é David Rosenthal, um dos roteiristas e produtores da série. "Na verdade, eu me sinto muito honrado porque ele me segue de volta!", brinca Camil.