Topo

Professor Girafales chora ao falar de Roberto Bolaños: "Ele era meu irmão"

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 02h38

Rubén Aguirre, o intérprete do Professor Girafales, criou uma amizade muito forte com Roberto Bolaños, o criador de “Chaves” e “Chapolin”. Em entrevista ao “Programa do Ratinho” desta quarta-feira (25), Aguirre não conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar da última conversa que teve com o amigo, que faleceu em 2014 em decorrência de um ataque cardíaco.

“O Roberto estava muito doente e eu liguei para ele e falei: ‘Se tem alguma coisa que eu possa fazer por você, por favor, me avise’. Ele era meu irmão. Não éramos amigos, éramos irmãos”, relembrou o ator emocionado.

“Me lembro de outra vez que falei com o Chaves ao telefone e eu disse: “Roberto, te amo’. E ele respondeu: ”Eu também te amo‘. Logo em seguida, ele falou: ‘Olha que curioso, na nossa idade nós podemos dizer ‘te amo’, se tivéssemos 22 anos e disséssemos ‘te amo’, iriam dizer que somos gays”, completou.

Apesar de não manter contato com o elenco de “Chaves”, Rubén Aguirre disse que tem um carinho especial por todos os atores do programa.

“Como em toda a família, às vezes nós brigávamos, mas logo depois fazíamos as pazes. Havia uma coisa especial pela qual “Chaves” funcionava muito bem: não havia competição entre a gente, cada um tinha o seu lugar”, contou o ator.

Muito amigo da intérprete da Bruxa do 71, Angelines Fernández, que faleceu em 1994, Aguirre disse que a atriz tinha um temperamento difícil.

“Às vezes ela era chata, não era uma pessoa fácil. Quando íamos ao restaurante, ela dizia para o garçom. ‘Vou querer um sanduíche, mas, por favor, quero o tomate na parte de baixo, o queijo na parte de cima e a cebola picada’. Ramón Valdés (Seu Madruga) era um santo com ela, aguentava tudo”, contou.

Diferentemente de Carlos Villagrán (Quico) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), que continuaram interpretando seus personagens após o fim de “Chaves”, Ruben Aguirre disse que recusou todas as propostas que recebeu para interpretar o Professor Girafales.

“Me ofereceram muito dinheiro para fazer um programa chamado 'A Escolinha do Professor Girafales’.  Eu disse não. Não queria outras crianças na minha escola. Queria o Nhonho, o Quico, o Chaves e a Chiquinha. O Professor Girafales sozinho não tem valor. O Girafales só tem valor pelas pessoas que estavam a sua volta”.