Topo

Após polêmica, Maju diz que foi convidada por órgão para cúpula do clima

Após polêmica, Maju diz que foi convidada por órgão para cúpula do clima - Reprodução/Facebook/maria.j.coutinho.7
Após polêmica, Maju diz que foi convidada por órgão para cúpula do clima Imagem: Reprodução/Facebook/maria.j.coutinho.7

Do UOL, em São Paulo

28/11/2015 18h19

A jornalista Maria Júlia Coutinho, também conhecida popularmente como Maju, explicou durante vídeo publicado nas redes sociais que foi convidada pela Organização Mundial da Meteorologia para participar da 21ª Conferência do Clima, a COP21, que será realizada a partir da próxima segunda-feira (30), em Paris, na França.

"Estou aqui, em Paris, onde participarei da primeira semana do COP21, a conferência do clima, onde participarão chefes de Estados, cientistas e jornalistas. Essa Conferência vai tentar reunir ideias para evitar que o nosso Mundo aqueça muito", relatou ela.

"Como eu vim parar aqui? Eu fui convidada pela Organização Mundial da Meteorologia. Em junho, passei parte das minhas férias em Genebra, na casa de amigos, e aí eu quis conhecer a sede da Organização Mundial da Meteorologia, que fica nessa cidade. Quando cheguei à organização, eu fui convidada pelo relações públicas para participar da primeira semana da Cop. Por que ele fez esse convite? Porque essa organização acredita que apresentadores do tempo são um veículo importante para se falar das mudanças climáticas", completou.

"Eu estarei nessa primeira semana com outros apresentadores do tempo de outros países, que também foram convidados", encerrou Maju, reclamando ainda do frio de 5º graus em Paris.

A reação de Maria Júlia Coutinho veio pouco tempo depois de uma notícia publicada pelo jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, parceiro do UOL. Segundo a reportagema escalação de Maju, que teria partido de uma "imposição" feita por William Bonner, editor-chefe do "Jornal Nacional", provocou "ciumeira" e "desconforto" nos bastidores da Globo.

Ainda de acordo com Castro, o principal argumento dos descontentes é que Maju é uma especialista em previsão do tempo, não em meio ambiente. "A reprovação atinge diferentes níveis hierárquicos, de chefes a produtores que gostariam de cobrir o evento", afirmou a publicação, sem citar nomes ou fontes.

A próxima COP (Conference of the Parties), em sua 21ª edição, marcada para acontecer entre 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris, será uma das mais importantes já realizadas. As chances de sucesso agora são mais altas, já que todos os países signatários da "Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima" (UNFCCC, na sigla em inglês) antecipadamente concordaram em assinar, até 2015, um tratado vinculante para reduzir suas emissões de gases causadores de efeito estufa.