Topo

Descontraídos, atores de "Sense8" comemoram diversidade na série

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

04/12/2015 21h45

Em um painel marcado por um clima descontraído nesta sexta-feira (4), na CCXP, os atores de "Sense8" comentaram sobre os grandes temas da série: empatia e diversidade.

Jamie Clayton, atriz transexual que dá vida à personagem Nomi, disse que fica feliz ao ver que tantos fãs se sentem representados pela série, que conta também com personagens negros, latinos e gays.

"É uma honra representar uma comunidade que é incompreendida por tantos", disse a atriz, que disparou vários "eu te amo", em português, para a plateia. "Nomi tem muita autenticidade, porque é uma mulher trans escrita por Lana Wachowski, que é uma mulher trans, e interpretada por mim, que sou uma mulher trans. É a primeira vez que uma personagem dessas chega a uma audiência global. Amo que Nomi mostra ao mundo que o amor não é sempre como ele deveria ser".

Eterno membro da banda RBD, da novela mexicana "Rebelde", Alfonso Herrera definiu a série como multicultural. "Representa África, América Latina, todo o planeta. Mostra essas características tão maravilhosas que nos fazem diferentes e únicos", afirmou, emendando um "é um prazer estar no Brasil" e arrancando aplausos do público.

Assim como Jaime, o mexicano também se disse feliz com a repercussão da série de ficção: "O mais especial é ver como as pessoas se conectam a essa história. Todos estamos na mesma Terra, e temos que nos respeitar porque, como diz o tema da série, 'I am we' [eu sou nós, em tradução livre]".

Filmagens

Os três atores ainda relembraram momentos importantes das filmagens. E Jaime citou a famosa cena de orgia da série, da qual vários personagens participam. "Eu filmei aquilo em quatro cidades: São Francisco, Chicago, Berlim e Cidade do México. Quatro vezes", disse a atriz, que ainda comentou sobre o fato de os personagens serem ligados pela mente: "É fantástico para nos, como atores, a oportunidade de explorar outras emoções".

Aml Ameen, que vive o queniano Capheus, ressaltou o fato de as filmagens terem acontecido em várias cidades diferentes --na série, cada um dos oito protagonistas é de um lugar-- e elogiou o trabalho dos colegas: "Fui para seis ou sete cidades diferentes. É uma experiência muito rica para todos nós. Há muita poesia na série, na forma como os Wachowskis dirigem e na forma como os atores interpretam".

Para delírio do público, os atores encerraram o painel cantando "One Love", de Bob Marley, e foram aplaudidos de pé pelos presentes.