Topo

Substituído por humorista, Valverde diz que "BBB" busca se modernizar

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 07h00

O anúncio da saída de Vinícius Valverde do “BBB”, ator que ocupou o posto de repórter de rua do reality show por dez anos, foi visto com positividade por ele. Na 16ª edição do programa, a função será desempenhada pela comediante Dadá Coelho, que já integrou o “Amor & Sexo”.

“Já estava acordado com o Boninho que a 15ª edição seria a minha última. Sou funcionário da TV Vanguarda [afiliada da Globo no interior de São Paulo], apresento um talk-show lá, o ‘Papo Vanguarda’, que será reformulado. Vejo essa saída com um ciclo que está se encerrando”, explica Valverde em entrevista ao UOL.

Para ele, sua substituição por uma comediante está sintonizada com a tendência de o programa evoluir e se modernizar. “Muita gente criticou as mudanças na seleção dos participantes na última edição, mas o 'BBB' só faz sucesso porque tem capacidade de absorver coisas contemporâneas. A Globo é muito flexível e é receptora de tendências. Acho que é o que está acontecendo agora com essa minha saída”, disse. Antes de Valverde, as reportagens com o público do “BBB” eram conduzidas pela jornalista Renata Capucci.

“Depois dela, eu cheguei, um ator, com pouca experiência como repórter, e consegui mudar algumas coisas. Fazer as entradas de bermuda, subir em coisas, fazer dentro da piscina. Tudo isso é uma evolução muito grande”, disse, acrescentando que a fórmula do “BBB” pode não ser perpétua, mas é longeva. “A única pedra incontestável é o Pedro Bial”, afirma.

De segurança a “novo Jô Soares”

Formado em artes cênicas pela Unicamp, Valverde começou a carreira como apresentador dos programas “Hora do Cachorro Louco” e “Caixa Postal”, do canal CMT (Country Music Television). Posteriormente, chegou à TV Vanguarda, dirigida por Boni, ex-diretor da Globo, por meio de um concurso que escolheria o “novo Jô Soares”. Além do “Papo Vanguarda”, que apresenta há 12 anos, ele também comanda o “Madrugada Vanguarda”.

Valverde entrou no “BBB” depois que entrevistou Pedro Bial em seu programa. “Foi um empréstimo que durou 10 anos”, brinca. Antes do sucesso, no entanto, Vinícius ganhava a vida dando aulas de teatro, ajudante de fotógrafo e até como segurança. “Fiz até evento para o Fernando Henrique Cardoso”, lembra.

Assumidamente viciado em “BBB”, o apresentador também afirmar estar aliviado por finalmente poder torcer por seu candidato preferido no reality show. “Todos esses anos eu mantive a imparcialidade. Tinha edições como o 'BBB7' e o 'BBB10' que as pessoas torciam como se fosse futebol”, lembra, contando que Grazi Massafera, Sabrina, Max e Rafinha estão entre os seus brothers preferidos.