Topo

"Verdades Secretas" é destaque em premiação "caseira" da Globo

Do UOL, em São Paulo

13/12/2015 20h59

A novela "Verdades Secretas" foi o grande destaque da 20ª edição do "Troféu Melhores do Ano", exibida neste domingo (13) pelo "Domingão do Faustão". A premiação, criada para homenagear artistas e atrações da própria Globo em 14 categorias, não permite o envolvimento de emissoras concorrentes.

Ao todo, "Verdades Secretas" concorreu com sete nomes em seis categorias e, no fim, levou duas estatuetas, com Grazi Massafera e Rainer Cadetem em "Melhor Atriz/Ator coadjuvante", respectivamente

Já "A Regra do Jogo", a novela das nove da Globo que enfrenta sérias dificuldades na audiência, foi salva de um fiasco graças aos prêmios recebidos quase no fim do evento por Alexandre Nero e Giovanna Antonelli como "Melhor Ator/Atriz de novela". "Malhação" recebeu outras duas estatuetas, e "Além do Tempo", uma. (veja a lista completa em cada categoria ao fim da reportagem).

Rafael Vitti e Isabella Santoni, que chegaram a ter um romance nos bastidores de "Malhação", mas anunciaram o rompimento da relação, foram eleitos na categoria "Ator/Atriz revelação", em 2015. "O importante é tentar fazer diferença por onde a gente passa. Foi um crescimento como ser humano, como artista, não quero parar de atuar nunca mais. Nós, artistas, temos essa chance de poder tocar as pessoas, e de transformar também", discursou, com lágrimas nos olhos.

"'Verdades Secretas' bombou e eu não esperava nunca, embora 'Malhação' também tenha feito sucesso", afirmou Isabella, surpresa, ao ser indicada como a vencedora, superando Camila Queiroz e Agatha Moreira, ambas por personagens interpretados em "Verdades Secretas".

Na categoria "Melhor comediante", Rodrigo Sant'Anna superou concorrentes de peso como Leandro Hassum e Marcelo Adnet. Ao receber o troféu, ele fez um desabafo. "Esse ano foi muito difícil porque minha mãe descobriu um câncer de útero. Ela está bem, só por isso estou falando", disse ele, aliviado.

Âncora do "Jornal Nacional", Renata Vasconcellos admitiu surpresa e se emocionou ao receber o prêmio de "Melhor jornalista". "É uma surpresa e uma alegria. Já estava me sentindo prestigiada ao lado de duas profissionais incríveis, que são a Maju e a Sandra [Annenberg]. Tenho muito respeito pelo que faço. É muita responsabilidade levar a notícia todos os dias ao público", avaliou.

 

Criada em 1995, a premiação é uma espécie de homenagem a artistas e profissionais da própria casa e que não permite o envolvimento de emissoras concorrentes.

Durante a semana, a Globo exibiu chamadas anunciando a entrega do troféu "Melhores do Ano", classificando como o "maior prêmio da televisão brasileira" e direcionado apenas para "os melhores", ou seja, somente artistas da emissora.

O texto das chamadas, no entanto, provocou uma certa irritação em internautas, que reagiram nas rede sociais. No Twitter, por exemplo, usuários classificaram a chamada como "arrogante" e "prepotente" e compararam como "uma espécie de festa de amigo secreto".

Outros também lembraram do "Troféu Imprensa", uma premiação promovida pelo SBT, mais democrática, e que envolve os profissionais de todas as emissoras, inclusive a Globo. 

*A seta corresponde ao vencedor da respectiva categoria

Melhor ator e atriz mirim
Mel Maia ("Além do Tempo") <--
Sabrina ("Babilônia")
João Gabriel D'Aleluia ("Além do Tempo")

Melhor comediante
Leandro Hassum ("Chapa Quente")
Marcelo Adnet ("Tá no Ar")
Rodrigo Sant'Anna ("Zorra") <--

Melhor jornalista
Maria Júlia Coutinho ("Jornal Nacional")
Renata Vasconcellos ("Jornal Nacional") <--
Sandra Annenberg ("Jornal Hoje")

Melhor coadjuvante
Bruna Linzmeyer ("O Meu Pedacinho de Chão")
Cassia Kis ("A Regra do Jogo")
Grazi Massafera ("Verdades Secretas") <--

Melhor atriz de série e minissérie
Fernanda Torres ("Tapas e Beijo")
Paolla Oliveira ("Felizes para Sempre") <--
Taís Araújo ("Mister Brau")

Ator revelação
Mauricio Destri ("I Love Paraisópolis")
Gabriel Leone ("Verdades Secretas")
Rafael Vitti ("Malhação") <--

Atriz revelação
Agatha Moreira ("Verdades Secretas")
Camila Queiroz ("Verdades Secretas")
Isabela Santoni ("Malhação") <--

Ator de série e minissérie
Lázaro Ramos ("Mister Brau")
Valdmir Brichta ("Tapas e Beijos") <--
Henrique Diaz

Melhor música
Luan Santana
Ludmilla ("Hoje") <--
Thiê

Ator coadjuvante
Rainer Cadete ("Verdade Secretas") <--
Tonico Pereira ("A Regra do Jogo")
Juliano Cazarré ("A Regra do Jogo")

Melhor protagonista
Rafael Cardoso ("Além do Tempo")
Rodrigo Lombardi ("Verdades Secretas")
Alexandre Nero ("A Regra do Jogo") <--

Melhor cantora
Anitta <--
Ivete Sangalo
Claudia Leitte

Melhor atriz de novela
Drica Moraes ("Verdades Secretas")
Giovanna Antonelli ("A Regra do Jogo") <--
Alinne Moraes ("Além do Tempo")