Topo

Felipe Simas conta como encara assédio de seu primeiro protagonista na TV

Felipe Simas como o Jonatas de "Totalmente Demais" - João Miguel Júnior/TV Globo
Felipe Simas como o Jonatas de "Totalmente Demais" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

15/12/2015 08h00

Os fãs mais jovens ainda o chamam de Cobra. Resquícios do sucesso de "Malhação: Sonhos", que revelou o carisma do caçula da família Simas em 2014. Mas desde que Felipe se apresentou como Jonatas no conto de fadas moderno de "Totalmente Demais", um novo público tem reparado no jovem de 22 anos, que encara pela primeira vez o papel de protagonista na TV fazendo par com Marina Ruy Barbosa e rivalizando com o veterano Fábio Assunção pelo coração de Eliza.

"Sinto que estou sendo mais abordado por pessoas de diferentes idades. 'Malhação' tem um público muito específico, essa novela abre um pouco o leque. Entendo que faz parte do trabalho de ator, encaro da melhor maneira possível. Mas também gosto da minha privacidade. O assédio tem sido maior, mas não tenho deixado de fazer nada. Não tenho tido muito tempo para fazer muita coisa, na verdade", brinca ele, que, só no Instagram, coleciona mais de 1,5 milhão de seguidores.

O pouco tempo que sobra Felipe dedica à família: a namorada Mariana Uhlmann, e o filho Joaquim, de 1 ano e 7 meses. Fácil não é, mas ele nem pensa em reclamar. "No fim de 'Malhação' eu gravava bastante, mas agora o ritmo é diferente. Mas se papai do céu entregou tudo, tem que administrar da melhor maneira possível. O tempo que eu estou com ele e com minha mulher é um momento sagrado, eu me dedico totalmente. Quando estou trabalhando também", diz ele, que não descarta aumentar a família no futuro.

O ator diz que fica feliz pela torcida por seu personagem - o casal Joliza, por enquanto, tem maior torcida nas redes sociais. O jogo, no entanto, pode virar quando a florista aspirante a modelo estreitar os laços com o dono da Excalibur, com quem convive diariamente para ser bem-sucedida no concurso "Garota Totalmente Demais". Existe chance para o ex-empresário das ruas? "O que o Jonatas tem para oferecer é o amor puro e verdadeiro, que é o que mais falta nesse mundo. Ele não vai desistir do amor da vida dele", aposta.

Nos bastidores da novela, o entrosamento entre ele e Marina fica claro: eles implicam um com o outro na hora das entrevistas, dizem que viraram irmãos e que criaram intimidade o suficiente para não ficarem constrangidos em cenas mais íntimas, como a da primeira vez dos personagens, exibida recentemente. Mas a tal da química em cena já acontecia antes mesmo dessa amizade.

"A gente tem que entrar em cena muito aberto. Acho que nossa primeira cena juntos é a mais bonita que fizemos até agora: a cena do viaduto, no Centro. Nem tínhamos tanta intimidade. O importante é estar disponível um para o outro, olhar para o outro e não para si mesmo", conta ele, que diz aprender com a colega, mais experiente na profissão.

Autocrítico, Felipe confessa que não gosta muito de ver as próprias cenas. Mas entende que faz parte do processo. "É importante como estudo. Tenho visto o que posso melhorar. Acho interessante é que consigo diferenciar bastante o Jonatas do Cobra", analisa.