Topo

Ex-chiquitita, Giovanna Grigio estreia na Globo em novela adulta

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

21/12/2015 07h00

Revelada em "Chiquititas", novela infantojuvenil do SBT, Giovanna Grigio cresceu e vai estrear na Globo em "Êta Mundo Bom!", seu primeiro trabalho adulto. A trama das seis tem previsão de lançamento para 18 de janeiro, um dia antes de a atriz completar 18 anos. Depois de interpretar Mili durante dois anos, ela se prepara para viver um romance ao estilo do best-seller "A Culpa é das Estrelas" na nova casa.

Giovanna vai interpretar Gerusa, uma jovem com uma doença misteriosa e que recebe os cuidados da avó, Camélia (Ana Lúcia Torre). Enquanto tenta descobrir a cura de seu problema de saúde, conhece Osório (Arthur Aguiar), um dos hóspedes da pensão de Camélia, e se apaixona pelo rapaz. O romance está sendo comparado ao livro e filme "A Culpa é das Estrelas" (2012), em que dois jovens com câncer se apaixonam.

"Quando recebi a sinopse e vi que teria a história de amor, não tinha me ligado. Só reparei na semelhança depois, quando comentaram na internet. E achei muito legal, porque li o livro, assisti ao filme e gosto muito da história. É muito bonito, fala de um assunto sério mas ao mesmo tempo é leve. Acredito que na novela também seja algo assim, bem bonitinho", antecipa Giovanna ao UOL.

A atriz começou a contracenar com Arthur Aguiar, que também é ídolo teen por ter atuado em "Rebelde" (2011), na Record. Juntos, os dois têm mais de 6 milhões de fãs nas redes sociais: "Acho que vou conquistar um público diferente de 'Chiquititas'. Eram crianças, adolescentes. Agora são outras pessoas que assistem à novela das seis".

Giovanna torce para o romance de Gerusa e Osório dar certo, porém "lamenta" que os personagens são difíceis de "shippar" (formar casal a partir dos nomes dos pretendentes). "Os nomes não favorecem em nada (risos). Tem gente que coloca #Gerusório, #Gesoro, #Ogerusa", brinca.

Do SBT para a Globo

Sem contrato com o SBT desde fevereiro, Giovanna foi convidada para o teste de "Êta Mundo Bom!". Aprovada, começou a gravar no início de dezembro e consegue se adaptar com a nova rotina de gravações com a ajuda do elenco da novela, especialmente sua "avó", Ana Lúcia Torre.

"Está sendo maravilhoso, porque todo mundo é receptivo. Todo mundo mesmo! Todos me ajudam, me dão dicas. Ana Lúcia é uma das pessoas mais fofas que eu já conheci na minha vida! É muito generosa, muito carinhosa, e está sendo maravilhoso trabalhar com ela", comemora a atriz, que planeja se mudar de Mauá (SP), sua cidade natal, para o Rio de Janeiro.

Mili: passado e presente

Giovanna diz ter superado Mili para poder interpretar outra personagem. Gerusa, porém tem algo em comum com a protagonista de "Chiquititas", a ausência dos pais. "É uma sina mesmo (risos). Desta vez, pelo menos eu tenho uma avó, não é?", compara.

Embora tenha deixado Mili no passado, a atriz reconhece a importância da personagem em sua carreira como atriz, para alívio dos fãs que ainda sentem saudade de "Chiquititas" e lembram diariamente nas redes sociais de Giovanna. Ela confessa que queria fazer um trabalho diferente após ter vivido a garota órfã durante dois anos sem parar, mas entende o assédio de seus 3 milhões de seguidores.

"Gravei ['Chiquititas'] até fevereiro. É muito louco porque, para o público, a novela acabou mesmo em agosto. Mas para mim, profissionalmente falando, eu já tinha terminado há mais tempo e estava em fase de testes. Demorei para arranjar outro trabalho, mas para o público pareceu que foi muito rápido, porque mal acabou e já estou em outra, e não foi bem assim", explica.

De mocinha a mulherão

Gerusa é a segunda mocinha de Giovanna na TV. Com quase 18 anos, a atriz não vê problemas se for escalada para viver um mulherão ou outro papel mais maduro, mesmo sendo ligada ao público infantil por "Chiquititas".

"A preocupação acaba existindo, mas não posso deixar isso tomar conta do meu ofício, porque futuramente vou acabar fazendo papéis mais adultos, até porque vou estar mais adulta. Independentemente de eu ter sido a Mili, vou estar em outra fase. Acho importante respeitar essas fases. E gosto de personagens complexos", afirma.