Topo

Repórter da Globo recebe descarga elétrica em reportagem sobre raios

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 12h44

A jornalista Gabriela Lian, repórter do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo, levou choque de um equipamento que simula o recebimento de descarga elétrica de um raio. A experiência da jornalista ocorreu ao lado de outras três pessoas durante reportagem realizada em um museu especializado no assunto, em São Paulo.

O objetivo era tentar reproduzir, em menor escala, como as pessoas reagem ao receber a descarga elétrica. Alian não suportou o choque, arremessou o microfone da emissora e reagiu com uma intensa tremedeira. 

O Brasil é o País com maior incidência de raios no planeta, com 50 milhões de descargas por ano, 80% delas durante o verão. Em média, os raios matam 110 pessoas por ano no País.

O número de morte por raios, no entanto, vem diminuindo no Brasil nos últimos 15 anos, graças à queda dos acidentes no Sudeste. Na Região Norte, porém, as descargas atmosféricas estão matando mais. As conclusões são de um novo estudo feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", é mais fácil a pessoa ser atingida por um raio do que ganhar na Mega da Virada no Brasil. A chance de ganhar sozinho na loteria no fim do ano é de uma em 50 milhões, enquanto a probabilidade de receber a carga elétrica, no País, é de uma em 1,5 milhão.