Topo

Temporada final de "American Idol" estreia no Brasil

Keith Urban, Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Ryan Seacrest estão na última temporada do "American Idol" - Divulgação
Keith Urban, Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Ryan Seacrest estão na última temporada do "American Idol" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 17h22

O “American Idol” começa sua despedida em terras brasileiras nesta quarta-feira (13). A 15ª e última temporada do reality musical será exibida às quartas e quintas-feiras, na Sony, a partir das  22h - com apenas uma semana de atraso em relação à exibição nos Estados Unidos.

Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Keith Urban retornam ao programa como jurados, e Ryan Seacrest, único membro que está desde o início, permanece como apresentador. A temporada contará também com homenagens aos participantes, vencedores e fãs das edições anteriores.

O fim do "American Idol" foi anunciado em maio de 2015. Criada por Simon Fuller, a competição derivada do britânico "Pop Idol" estreou na TV em 2002 tendo no corpo de jurados Simon Cowell, Paula Abdul e Randy Jackson. Ao longo da trajetória do programa, novas personalidades fizeram parte do júri, como Mariah Carey, Nicki Minaj, Steven Tyler, Kara DioGuardi e Ellen DeGeneres.

A primeira vencedora do reality foi a cantora Kelly Clarkson, que deslanchou na carreira após a competição. Também saíram do programa Carrie Underwood,Jennifer Hudson, Jordin Sparks e Adam Lambert, que em 2015 se apresentou no Brasil com a banda Queen.

"American Idol" tem como mérito ter sido o primeiro formato de uma nova safra de programas do gênero, que inclui as franquias mundias de "The Voice", "The X Factor e "America´s Got Talent". No Brasil foram realizadas sete temporadas, sendo duas exibidas pelo SBT e cinco pela Record.