Topo

Atriz diz que brigou para ter cachê igual a de parceiro no novo "Arquivo X"

Do UOL, em São Paulo

22/01/2016 19h57

Protagonista de "Arquivo X" ao lado de David Duchovny, a atriz Gillian Anderson disse que precisou brigar com a Fox para ter o mesmo salário que o parceiro na nova temporada da série.

Em entrevista ao site The Daily Best, Gillian disse que o estúdio ofereceu para ela metade do salário oferecido para Duchovny, algo que também aconteceu quando a série foi originalmente exibida, entre 1993 e 2002.

"Fico surpresa que os entrevistadores não me perguntem sobre isso porque é a verdade. Especialmente neste momento em que as mulheres estão falando sobre a realidade da desigualdade dos salários na indústria. Acho importante que isso seja falado e escutado. Foi chocante para mim, depois de todo o trabalho que tive no passado para ser paga igualmente", disse.

Gillian também contou que nos anos 90 sua personagem era tratada como coadjuvante em "Arquivo X" e tinha ordens para sempre aparecer alguns passos atrás de Mulder nas cenas. Segundo a atriz, o estúdio demorou três anos para igualar o pagamento dos protagonistas.

"Não lembro quanto tempo isso durou ou se mudou depois de eu dizer que não toleraria. Não lembro de alguém ter me falado: Ok, agora você pode andar ao lado dele, mas imagino que tenha mais a ver com a minha intolerância do que um progresso que tenha sido feito", diz.

Depois de 14 anos de seu fim, "Arquivo X" estreia uma nova temporada de seis episódios na próxima segunda-feira (24), às 00h.