Topo

Stênio Garcia comemora 60 anos de carreira: "Idade te deixa mais dotado"

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 07h00

Para celebrar seus 60 anos de carreira, comemorados em 2016, Stênio Garcia escolheu interpretar um avô no teatro, mas não é qualquer tipo de avô. Em "O Último Lutador", peça que está em cartaz no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro, o ator de 83 anos interpreta o patriarca de uma família de lutadores de MMA e, além de atuar e dançar, precisa também desferir golpes do esporte em cena.

"Quis comemorar meus 60 anos justamente naquilo que me deu iniciação [o teatro]. Estou na TV há 45 anos e lá eu comemoro o tempo todo", diz Stênio em entrevista ao UOL. "Achei que essa peça tinha muito a ver com a minha identificação de vida que é lutar para conquistar", continua.

Para se preparar para o personagem, Stênio se matriculou em aulas de jiu-jítsu e teve orientações de um ex-lutador do UFC, Milton Vieira. "Sempre gostei muito [de MMA], sou amigo do Vitor Beltfort, dos irmãos Nogueira, adoro o José Aldo. Nunca pratiquei nenhum esporte e fazer essa peça enriqueceu muito o meu repertório", conta o ator, que hoje pratica pilates e ioga para manter a boa forma.

Stênio Garcia interpreta o lutador de MMA Caleb na peça "O Último Lutador" - Milton Menezes/Divulgação - Milton Menezes/Divulgação
Praticante de ioga e pilates, Stênio Garcia fez aulas com o ex-lutador do UFC Milton Vieira para se preparar para a peça
Imagem: Milton Menezes/Divulgação

Foi também no meio da preparação para o "Último Lutador" que Stênio se deparou com outro obstáculo. Em setembro do ano passado, fotos dele e da mulher, a atriz Marilene Saad, nus caíram na internet. Na época, o ator explicou que se fotografou sem roupa para acompanhar o resultado da dieta e exercícios que estava fazendo para aparecer com o corpo mais enxuto na peça que também tem Marilene no elenco.

Cinco meses após o vazamento das imagens, o ator diz que saiu fortalecido do episódio. "Aprendi que é importante não ignorar [a internet]. Ela é um fenômeno que acontece na vida moderna e não há limites para a invasão de privacidade. No momento em que aconteceu, eu não liguei, porque já apareci nu em todas as minhas áreas de atuação. Meu corpo não tem mais aquela juventude, mas não estou fugindo das coisas, Stênio Garcia.

"Descobri que esse tipo de invasão de privacidade causa coisas terríveis, morte de adolescentes, meninas que são isoladas pela família, pela sociedade. Resolvi abraçar a coisa como uma bandeira e investigar. Espero que chegue a algum resultado", diz. O caso continua em investigação na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e é acompanhado pelos advogados do casal.

O 2015 de Stênio teve ainda outro revés. O ator pegou caxumba no final de dezembro e ainda se recupera das sequelas. "Perdi a audição do ouvido esquerdo. Foi outra luta, mas essa dificuldade acabou me dando mais força para lutar. Acabou contribuindo para meu trabalho, mas espero voltar a ouvir logo. Quero estar inteiro para outros trabalhos", diz.

"Idade te deixa mais dotado"
Com mais de 20 novelas e papéis marcantes no currículo, como o Bino, do seriado "Carga Pesada", e o bobo da corte Corcoran, de "Que Rei Sou Eu?", Stênio diz que "o ator está sempre almejando o personagem que nunca fez". Na TV, ele diz que deseja trabalhar com João Emanuel Carneiro. "Gosto muito do que ele escreve", diz, sobre o autor de novelas como "A Favorita"', "Avenida Brasil" e "A Regra do Jogo". No teatro, seu grande sonho é interpretar Fausto.

Para 2016, continuar trabalhando é a única meta. Além de "O Último Lutador", o ator também está escalado para o filme "Os Penetras 2", de Andrucha Waddington.

"Os bons atores vão surgindo com a idade. A idade te deixa mais dotado em certos aspectos. O mais importante é não deixar envelhecer a sua qualidade. Você tem que trabalhar seu corpo. Já fiz acrobacia de solo, pulei de paraquedas, fiz alpinismo. Dei meu primeiro salto mortal em acrobacia aos 57 anos. Quero repetir aos 90", afirma.