Topo

"Deus vai me curar e voltarei melhor do que eu fui", diz Cláudia Rodrigues

Cláudia Rodrigues detalha luta contra doença e diz que pensou em suicídio - Divulgação/TV Record
Cláudia Rodrigues detalha luta contra doença e diz que pensou em suicídio Imagem: Divulgação/TV Record

Do UOL, em São Paulo

31/01/2016 15h03

Após um período longo de isolamento, Cláudia Rodrigues voltou à tona e contou detalhes de sua luta contra a esclerose múltipla, doença degenerativa que atinge o sistema nervoso, descoberta em 2006. Confiante, a atriz e comediante afirmou que "Deus vai me curar e voltarei melhor do que eu fui".

Em entrevista ao programa "Domingo Show", da Record, Cláudia Rodrigues revelou que se submeteu a um transplante de células-tronco e fez um rigoroso processo de preparação por quatro meses, o que incluiu raspar os cabelos. "Estou pelada, estou pelada", disse ela, que teve todo o processo gravado por uma câmera amadora.

Ela demonstrou bom humor em vários momentos da entrevista e principalmente confiança na cura da doença. "Eu estou rindo e vou sair [do hospital] rindo mais ainda", afirmou a atriz, pouco antes de ser internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ganhou até mesmo uma festa surpresa, em comemoração ao seu aniversário.

Após o transplante, a atriz recebeu a equipe da TV Record no hospital, mas evitou o contato físico direto, por recomendação médica. Ela está proibida de abraçar ou beijar e tem utilizado uma máscara para não correr o risco de pegar fungo ou bactéria.

Ela contou que não sentiu medo durante o processo do transplante e que entregou tudo nas mãos de Deus. "A partir do momento que eu decidi fazer o transplante, entreguei para Deus: 'se o Senhor quer o meu óbito, que faça logo, mas sem dor", emocionou-se a atriz. "Eu estou num momento muito feliz, de alta, indo para casa, então não tenho o que reclamar", ressaltou.

Cláudia disse que neste período de quatro meses ela ficou isolada dos amigos, da família e passou por uma série de restrições. Ela espera voltar a atuar em breve. "Eu sinto saudade, vontade de trabalhar. Sempre fiz teatro e TV, tudo junto e misturado. Sinto vontade [de volta], sim", contou. "Eles [os fãs] estão sempre do meu lado. Então, Deus vai me curar e voltarei melhor do que eu fui. Quero muita saúde e trabalho. Vou voltar a fazer muitas pessoas sorrirem", prometeu.

Ainda durante a entrevista, a atriz disse que chegou a pensar em se jogar do apartamento, onde mora no Rio de Janeiro. "Chegou uma hora que pensei, 'eu não sei fazer mais humor, então, eu vou me jogar daqui' --ela mora em uma cobertura no 20º andar--. Eu falei para a minha empresária, ela foi e me deu uma bronca bem dada. Se você pensar nisso, pode parar, ninguém tem o direito de tirar a vida. Só Deus", exclamou.

A atriz descobriu a doença degenerativa em 2006, mas voltou a ser internada durante 17 dias, em junho do ano passado. De acordo com a assessoria, "a ansiedade em voltar ao trabalho pode ter contribuído para a recaída da doença".

Mesmo não tendo renovado o contrato com Cláudia Rodrigues no final de maio de 2015, a Globo deu todo o apoio necessário para os cuidados com sua saúde, pagando o plano de saúde e cuidando de sua internação, segundo informou a Central Globo de Comunicação em contato com a reportagem do UOL, também em junho.

Cláudia iniciou a sua carreira artística na Globo trabalhando em "Caça Talentos", ao lado de Angélica. Em seguida, passou por "Sai de Baixo", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Zorra Total". Em alta na emissora, ganhou o seu próprio seriado, "A Diarista", entre 2004 e 2007. O seu último trabalho foi o próprio "Zorra Total", onde estava desde 2011. A atriz pretende retornar ao teatro em março do ano que vem.

Amigos e anônimos enviam mensagem apoio

Esportistas, jornalistas e celebridades também enviaram mensagens de apoio a Cláudia Rodrigues. "Eu quero ver você de volta na TV", disse o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. "Eu e o Brasil estamos juntos com você nessa luta, e você vai vencer". disse o jornalista Marcelo Rezende.