Topo

Acho que estava menos ansiosa que o público, diz atriz sobre virada de Tóia

Vanessa Giácomo como Tóia em "A Regra do Jogo" - Pedro Curi/Divulgação/TV Globo
Vanessa Giácomo como Tóia em "A Regra do Jogo" Imagem: Pedro Curi/Divulgação/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

21/02/2016 10h12

Foi só na reta final que Tóia (Vanessa Giácomo) finalmente acordou e descobriu o verdadeiro caráter de Romero (Alexandre Nero), pai de seu filho em "A Regra do Jogo". Depois de passar boa parte da trama de João Emanuel Carneiro sendo enganada e feita de boba, a mocinha passou à ação - e que ação - ao tentar matar o ex em um incêndio criminoso com a ajuda de Atena (Giovanna Antonelli). A cena está prevista para ir ao ar na terça-feira (23).

"Eu só vivi o que tinha que viver. Canalizei todas as minhas energias para esse momento da virada", diz ela, que admite o cansaço físico na reta final das gravações, a menos de um mês do fim da novela. E justo quando a trama mais exige de sua personagem.

O novo rumo da mocinha, no entanto, foi motivo de comemoração da intérprete, que não escapou das críticas a tamanha ingenuidade de Tóia.

"Vibrei muito. Mas acho que eu estava menos ansiosa que o público. Claro que bate uma agonia, chegava o capítulo 100, o 110, o 120, o 130, e nada (risos). Mas novela é isso mesmo, aconteceu no momento certo. E o João tem muito bom gosto", afirma.

Como os capítulos seguintes vão demonstrar, Romero continua vivo, mas antes de saber disso e sofrendo chantagens de Atena e Ascânio (Tonico Pereira), Tóia decide se entregar à polícia pelo assassinato que acredita ter cometido.

A atitude, segundo a intérprete, é também um indício de que a mulher de Juliano (Cauã Reymond) não consegue dormir com a consciência pesada. "É meio 'Crime e Castigo', né? Acho que tem tudo a ver. Tem um aspecto psicológico interessante. É curioso ver o que as pessoas vão achar", diz ela, lembrando que logo no início da novela a ex-gerente assumiu o roubo do cofre da Caverna da Macaca para Adisabeba (Susana Vieira).

Mas isso tudo significa que Tóia vai ser bem-sucedida em sua vingança ou que não consegue fazer totalmente a transição para o lado sombrio da Força? "Eu não faço ideia. Juro!", despista a atriz, sem revelar sua torcida.