Topo

Cantora paulista Tiê diz que sofre de vitiligo e lúpus: "Quase morri"

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 12h26

A cantora paulista Tiê contou na manhã desta quarta-feira (24) que sofre de duas doenças autoimunes, lúpus e vitiligo. O depoimento da artista aconteceu durante participação no "Encontro com Fátima Bernardes", na Globo.

No caso da vitiligo, Tiê afirmou que as manchas na pele apareceram ainda na adolescência, quando ainda trabalhava como modelo, e que, por isso, sofreu muito preconceito ao longo do tempo.

"Veio na adolescência, quando eu comecei a modelar, então foi super delicado. Primeiro porque quando o assunto são as doenças autoimunes, ninguém sabe muito bem como lidar e eu sofri muito. Apesar de ser clarinha e de não tomar sol desde os 12, as pessoas tem preconceito, ficam com uma afliação. Por anos eu sofri muito até que um dia eu resolvi descanar, passei a chamar de 'nem te ligo'", disse ela.

A cantora disse que, em seguida, já por volta dos 26 anos, descobriu que tinha uma outra doença, lúpus, que culimou com consequências graves que quase a levaram à morte.

"Eu já estava com 26 e quase morri mesmo. Tive um câncer no pulmão. Foi importante porque foi desse processo que eu comecei a compor, até falo em uma música que 'o saldo foi mais positivo do que mil divãs', porque foi assim mesmo, por ter sentido tanta dor e ter passado por isso, eu me livrei de uma pressão, de um perfeccionismo, e passei a compor do meu jeito, muito simples e sincero, foi assim que eu me aceitei, precisei me encontrar", lembrou a cantora, que precisou fazer uma cirurgia às pressas.

"[Depois disso], foi aí que me aceitei, na hora do medo, rolou a aceitação, foi aí que me encontrei. O processo foi bom [no sentido] que aceitei os meus limites", avaliou.

Responsável pelo sucesso "A Noite" em "I Love Paraisópolis", Tiê é considerada um dos mais importantes da nova safra de cantores da Música Popular Brasileira.