Topo

Envelhecer em "Os Dez Mandamentos" será maior desafio, diz Brendha Haddad

A atriz Brendha Haddad - Igor Rodriguez/Divulgação
A atriz Brendha Haddad Imagem: Igor Rodriguez/Divulgação

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

24/02/2016 07h00

A empolgação é a mesma do início de um novo semestre no colégio. Quem garante é Brendha Haddad, que depois de breves férias voltou a encarnar Inês na última segunda-feira (22), primeiro dia de gravações da segunda temporada de "Os Dez Mandamentos", da Record.

Completamente envolvida com a personagem Inês desde maio do ano passado, a atriz vai passar 2016 completamente dedicada ao papel, já que a trajetória só se encerra em "Terra Prometida". A passagem de tempo na ficção, que inclui a peregrinação dos hebreus por 40 anos no deserto, vai exigir ainda mais da intérprete.

"Vai ser o maior desafio da minha carreira", conta Brendha, que já fez alguns testes de caracterização para se transformar em idosa em cena. "Coloquei rugas, cabelo branco. A gente muda a postura e até a voz. Dá aquele friozinho na barriga, mas estou muito bem amparada", afirma a atriz de 29 anos, nascida em Belém e criada em Rio Branco.

Na nova temporada, prevista para abril, Inês vai se mostrar um pouco diferente. "Ela entrou como boa moça, esposa, mãe. Sempre ajudava nos conflitos da casa. Mas com a morte da sogra, ela ganha novas responsabilidades. Passa a cuidar do marido, Eleazar (Bernardo Velasco), que vai se tornar sacerdote, do filho, Fineas (Pietro Buannafina), e dos quatro irmãos", adianta. 

Brendha Haddad com Bernardo Velasco e o pequeno Pietro Buannafina nos bastidores da segunda temporada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Brendha Haddad com Bernardo Velasco e o pequeno Pietro Buannafina nos bastidores da segunda temporada
Imagem: Arquivo pessoal

A tranquilidade é a característica comum entre atriz e personagem, mas Brendha diz que tem se identificado com outra faceta de Inês: a de mãe.

"Não sou casada nem tenho filhos, mas acho que o Pietro está despertando em mim essa vontade (risos). Trabalhar com ele é um desafio, porque ele entende bastante coisa. Quer falar em cena, me chama de mamãe Brendha e me obriga a improvisar. Eu já tinha feito mãe de crianças mais velhas ou muito mais novas, mas ele pega no cabelo, me dá beijo, solta pum em cena. Ele é nosso mascote", afirma.

O núcleo familiar também é o que mais atrai o público, pelo que a intérprete vê na repercussão nas redes sociais. "É o que as pessoas mais comentam. Tem a torcida 'Elianês', todo mundo ama o Pietro. Fazem milhões de memes, eu me divirto. É uma história de fé, de esperança", diz ela, que também está no ar na Globo, na reprise de "Caminho das Índias" no "Vale a Pena Ver de Novo".