Topo

Christina Aguilera volta ao "The Voice" e revela a fórmula para vencer

Christina Aguilera no "The Voice" 2016 - Reprodução/Trae Patton/NBC
Christina Aguilera no "The Voice" 2016 Imagem: Reprodução/Trae Patton/NBC

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

01/03/2016 07h00

Toda vez que estreia uma nova temporada do “The Voice” surge a discussão sobre inovação de repertório dos candidatos e “por que eles cantam tantos covers?” Christina Aguilera, que ficou de fora do time de técnicos da competição na temporada 7 (para compor novas música) e na 9 (para ter um filho) acha que o programa “não está preocupado com modinhas”.

“Eu penso e acho que a América responde ao atemporal, sabe? Eu acho que clássico é clássico. Quer dizer, qualquer um pode ter, penso eu, um hit do momento, mas acho que para fazer o que é verdadeiramente de qualidade tem que resistir ao teste do tempo. Eu não acho que é sobre a formatação de algo que é legal no rádio. Eu realmente acho que a América se importa com o que foi bom, e não importa a idade”.

O reality estreou nesta segunda-feira (29) nos EUA e será exibido no Brasil nesta terça. E a julgar pelos candidatos escolhidos, o tom “conservador” do repertório vai se manter. De todos os aprovados nesta primeira etapa, só dois, Paxton Ingram e Bryan Bautista, cantaram músicas contemporâneas — “Dancing on my Own”, da sueca Robyn, e “The Hills”, da banda The Weeknd.

Quando questionados que tipo de música gostariam de ouvir os candidatos cantando, Adam Levine, como sempre, fez piada (e os outros foram na onda). “Eu gostaria de ouvir Macarena. Acho que todos os candidatos deveriam cantar Macarena”, disse o líder do Maroon 5. “A boa e velha Macarena”, completou Christina, cujo objetivo é acabar com a “maldição das meninas” — nenhuma das técnicas mulheres que passaram pela competição venceu.

Na temporada passada, Gwen Stefani disse que sentia que havia certo machismo de parte dos próprios candidatos que, mesmo quando eram meninas, sempre escolhiam os técnicos homens. 

Desta vez, no entanto, essa lógica parece não ter permanecido. Aguilera conseguiu levar para seu time, no primeiro episódio, tanto meninas quanto meninos (mesmo quando os quatro jurados escolhiam um candidato). Nesta brincadeira levou a surpreendente Alisan Porter, que cantou “Blue Bayou”, além de Bryan Bautista.

E para que a discussão não caísse na vala do comum das cotas, a reportagem do UOL perguntou a Aguilera o que faria para vencer e quais eram os motivos que levavam os candidatos a escolherem-na.

“Eles sempre me perguntam sobre [como controlar] os nervos, me perguntam sobre como eu manter minha voz e como manter nível de exaustão baixo, como ganhar mais vibrato. Sabe, estas são as notas vocais que eu trago para a mesa, e isso que eu uso para ajudar construtivamente a melhorar seu desempenho.”

Gwen volta?

Sobre os boatos de que Gwen Stefani poderia voltar como convidada nesta décima temporada do reality, Blake respondeu eles podiam confirmar isso, mas que as revistas “trash” já tinham vazado essa informação.

Adam então emendou que “se sua revista se baseia e se alimenta em cima da infelicidade e da vida privada de outras pessoas, então foda-se a revista”.

O recado foi claramente sobre as inúmeras revistas de fofoca que há semana colocam o romance de Gwen com Blake na capa, dizendo, inclusive, que a ex do cantor country e a vocalista do No Doubt têm disputado o homem que já venceu três edições do "The Voice".

“Esses caras invadem propriedade privada e ainda por cima fazem dinheiro em cima disso. Acho uma monte de merda”, disse o líder do Maroon 5, que, de acordo com o primeiro episódio, não deve repetir a vitória da temporada passada com Jordan Smith, que desde as audições cegas mostrou que podia ir longe ao fazer um cover de “Chandelier” da Sia, mas que no decorrer do programa apostou — e venceu — também no gospel. 
 


The Voice
Quando: estreia esta terça (1º), às 21h55
Onde: Canal Sony