Topo

Justiceiro e Elektra mexem com bom-mocismo do Demolidor em nova temporada

Natalia Guaratto

Do UOL, em São Paulo

14/03/2016 07h00

Esqueça grandes cenas de ação, e o "Demolidor" salvando Nova York do crime organizado a cada episódio, o mais divertido da segunda temporada da série, que estreia na Netflix na próxima sexta (18), é ver o bom-mocismo de Matt Murdock (Charlie Cox) ser questionado.

Para quebrar o discurso “sou um advogado católico” do super-herói, a Marvel e a Netflix escalaram uma dupla de encrenqueiros: o perturbado Justiceiro (Jon Bernthal) e a provocante Elektra (Élodie Young). Já adorados nos quadrinhos, eles não decepcionam no live action e deixam a série, que teve um ano de estreia promissor, ainda mais interessante.

Os sete primeiros episódios da nova temporada, cedidos ao UOL pela Netflix, além de introduzirem os novos personagens, também estabelecem o dilema moral que deve acompanhar Matthew ao longo dos seis capítulos finais: “Pode um super-herói matar em nome da lei?”.

Lembrando o jeito desequilibrado de Shane, personagem das duas primeiras temporadas de “Walking Dead”, Bernthal está muito convincente no papel de Frank Castle. Com o Demolidor agindo pouco contra os bandidos no início da série, o Justiceiro é responsável pelas cenas mais sangrentas de ação, mas o ator brilha mesmo nas sequências emocionais do anti-herói.

Em sintonia com o movimento de empoderamento feminino das séries de super-heróis da Marvel, Elektra aparece como uma alternativa menos mal-humorada a “Jessica Jones”. A guerreira milionária ressurge do passado de Murdock e o arrasta para uma missão que contribui para que a vida do Demolidor fique ainda mais complicada. Praticante de karatê na vida real, a atriz Élodie Young soube equilibrar a força e a sensualidade da personagem sem deixá-la parecida com nenhuma outra femme fatale da ficção.

Só a presença de Elektra e do Justiceiro já seriam suficientes para deixar os fãs do universo do Demolidor empolgados, mas a Netflix e a Marvel fizeram questão de espalhar alguns easter eggs pelos episódios mencionando direta ou indiretamente os outros Defensores.

Como já se sabe, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro vão se reunir com Murdock em uma minissérie que não deve demorar a sair. Se a atração seguir os passos da segunda temporada de “Demolidor”, vai valer a pena esperar.