Topo

"Justiça feita", diz Taís Araújo sobre prisão de suspeitos de crime racial

A atriz Taís Araújo - Sergio Zalis/Globo/Divulgação
A atriz Taís Araújo Imagem: Sergio Zalis/Globo/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 14h16

A atriz Taís Araújo comemorou a prisão de quatro suspeitos de praticarem crime racial contra ela e suas colegas de Globo Sheron Menezzes, Cris Vianna e Maria Júlia Coutinho, nesta quarta-feira (16).

Em nota divulgada pela Globo, Taís Araújo se manifestou sobre as detenções: "A atriz disse que ficou feliz que a justiça tenha sido feita e espera que crimes desse tipo com qualquer mulher negra não fiquem impunes".

Cris Vianna também comentou as prisões por meio de sua assessoria: "Espero que a justiça seja feita e que casos como este não terminem em cesta básica”.

Procurada pelo UOL, a assessoria de Sheron Menezzes informou que a atriz não vai mais se pronunciar sobre o assunto: “Ela encerrou esse episódio”. Na época, ela deu entrevistas, desabafou nas redes sociais e fez a denúncia sobre os ataques na web.

Ataques
Em julho de 2015, a jornalista Maria Julia Coutinho sofreu diversos ataques racistas após a página oficial do Jornal Nacional no Facebook ter publicado uma foto da jornalista falando sobre a previsão do tempo. "Só conseguiu emprego no 'Jornal Nacional' por causa das cotas. Preta imunda", dizia um dos comentários. "Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não", escreveu outro internauta.

Em novembro, a atriz Taís Araújo fez um desabafo em suas redes sociais contando que também foi vítima de comentários racistas. "É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página", escreveu ela.

Taís enviou os comentários para a Polícia Federal. Segundo a atriz, o ataque ocorreu no momento em que ela estava no palco do Teatro Faap, em São Paulo, encenando "O Topo da Montanha", texto em que Martin Luther King fala sobre afeto, tolerância e igualdade.

Pouco tempo depois, Cris Vianna e Sheron Menezes foram mais duas vítimas dos ataques racistas em suas redes sociais. Todas denunciaram os crimes à polícia.