Topo

SBT coloca jornalistas no lugar de atores e dá toque de realidade a novela

Elenco e equipe de "Cúmplices de um Resgate" posam para foto com jornalistas que participaram de cena da novela - Lourival Ribeiro/SBT
Elenco e equipe de "Cúmplices de um Resgate" posam para foto com jornalistas que participaram de cena da novela Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 07h40

Jornalistas agrupados com bloquinhos de anotações e gravadores em mãos, acomodados com fotógrafos também devidamente equipados, dispostos de pé enfileirados aguardando pelo primeiro clique que em instantes fará a sala ser iluminada por flashes disparados aleatoriamente. O cenário seria típico da agenda de profissionais de imprensa, não fosse pelo fato de que cada movimento havia sido previamente ensaiado.

Namorados na vida real, Larissa Manoela e João Guilherme contracenam em "Cúmplices de um Resgate" - Raphael Castello/AgNews - Raphael Castello/AgNews
Namorados na vida real, Larissa Manoela e João Guilherme contracenam em "Cúmplices de um Resgate"
Imagem: Raphael Castello/AgNews
Ao lado de colegas da área, participei pelo UOL de uma coletiva de imprensa aparentemente comum a tantas outras, mas em tudo diferente e curiosa. Com jornalistas reais, o SBT promoveu a gravação de uma cena de "Cúmplices de um Resgate" com atores mirins e adultos da novela, incluindo a protagonista Larissa Manoela.

Habituado a cobertura de bastidores de televisão, tão logo cheguei à sede da emissora, em Osasco (São Paulo), me dei conta do caráter singular daquele evento ao receber do assessor de imprensa um roteiro com as falas dos personagens e a dos repórteres.

Desconfortável com a ideia de interpretar a mim mesmo em uma novela, fiz a leitura do texto e disse aos demais repórteres que não fazia questão de disputar com eles o número de falas. Bom mesmo seria ficar com uma figuração menos participativa na cena. Já no estúdio soube que o diretor Reynaldo Boury, responsável pela ideia de ter jornalistas de verdade em uma cena fictícia, desejava era que todos tivessem a oportunidade de fazer uma pergunta. Segundo ele, não teríamos cachê e, em suas palavras, seria "no amor". Lá fui eu.

"Olá, meu nome é Felipe Pinheiro, sou repórter do UOL, e gostaria de saber se vocês já se conheciam antes da banda Cúmplices de um Resgate". Essa era a minha fala. A outro repórter coube a pergunta mais ousada da coletiva. Como na vida real, o jornalista pergunta para Joaquim (João Guilherme) se há um romance na banda. "É bem como vocês fazem, bem maliciosos", instruiu o diretor sobre a entonação ideal.

Ensaiamos com os integrantes da banda CR1 a coletiva em que é lançado o primeiro CD da turma. Uma, duas, três vezes repetimos nossas breves falas. Ainda assim, no "valendo", nem todos acertamos de primeira - mas tudo bem, até mesmo alguns dos pequenos e brilhantes profissionais também precisaram refazer suas cenas.

Jornalistas são maquiados antes do início das gravações de uma cena de "Cúmplices de um Resgate" - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
No estúdio, a maquiadora me prepara para gravação
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
 O talentoso ator João Guilherme, por exemplo, fez tantas quantas foram pedidas pelo diretor aquela que era a cena mais importante da gravação - até encontrar o tom certo desejado para o grande momento em que o personagem se declara para a vocalista Isabela. Nossos "entrevistados" (incluindo o ator Kevin Vechiatto que, pelo tamanho, não deve passar de oito anos), nos deram uma lição de atuação, ainda que não estivéssemos ali para ter uma aula de artes cênicas.

"Vocês vão perguntar o que está no script. Só quero que vocês decorem. Procurem falar não tão depressa, para que consigam entendê-los melhor ", dizia Boury, auxiliado pela assistente de direção Vanessa Arruda, que teve a desafiadora missão de dirigir os jornalistas em contraponto as crianças prodígio. Além de nós, repórteres e elenco, figurantes de verdade ajudaram a compor a cena, misturando-se aos profissionais de imprensa.

Acostumado a trabalhar com atores mirins desde "Carrossel", Boury, que é conhecido como um diretor exigente, disse que a princípio a cena seria feita por atores, mas o resultado de nossa participação não o decepcionou  por completo - pelo menos interpretei como sincero o comentário que fez ao fim das gravações: "Vocês até que estão mais ou menos. Não dá para ficar bravo com vocês."

A previsão é de que a coletiva da banda vá ao ar no fim de abril, em "Cúmplices de um Resgate", no SBT.