Topo

Ator acredita que há corruptos "competentes" como os de "House of Cards"

Doug Stamper - Divulgação/Netflix  - Divulgação/Netflix
Doug Stamper (Michael Kelly) e Frank Underwood (Kevin Spacey) tramam um plano na primeira temporada de "House of Cards"
Imagem: Divulgação/Netflix

Natália Guaratto

Do UOL, em Buenos Aires

23/03/2016 07h00

Em sua primeira visita à América do Sul na última quarta-feira (16), Michael Kelly, ator que interpreta o chefe de gabinete Doug Stamper em "House of Cards", preferiu não opinar sobre o Brasil estar passando por um processo de impeachment presidencial, algo coincidentemente abordado pela série em sua segunda temporada.

Em entrevista ao UOL durante evento da Netflix em Buenos Aires, o ator, no entanto, disse acreditar que membros do governo que matam e mandam matar, como seu personagem e o político Frank Underwood (Kevin Spacey), são apenas ficção. Para Kelly, as semelhanças entre os corruptos da série e os de verdade se restringem às habilidades políticas.

"Acredito que existam homens tão competentes quanto ele [Doug]. Acho que existem pessoas que trabalham duro e que conseguem que as coisas sejam feitas do jeito que ele faz", afirmou.

Kelly disse que coloca muito de sua própria personalidade em Doug, um ex-alcoólatra que, apesar da lealdade ao presidente dos Estados Unidos, é de longe o personagem mais humano e que mais comete erros na série.

Ele ainda se divertiu ao lembrar que em 2015 gravou uma mensagem como Stamper para os fãs brasileiros, pedindo que eles parassem de reclamar de spoilers publicados nas redes sociais da atração.

De lá para cá, a Netflix investiu em mais brincadeiras e piadas com o público brasileiro para divulgar "House of Cards". Por coincidência, a quarta temporada estreou em 4 de março, mesmo dia que o ex-presidente Lula depôs na Operação Lava Jato.

Na ocasião, a página oficial da série no Facebook divulgou uma carta fictícia assinada por Frank Underwood em que ele cita uma frase em latim usada por Michel Temer em mensagem enviada à presidente Dilma em dezembro, além de brincar com a imprensa brasileira. 

Remake de uma série homônima exibida entre 1990 e 1995 pela BBC, "House of Cards" estreou em 2013 e já foi mais do que além das três temporadas da versão original. A atraçaõ está indo para seu quinto ano como produção da Netflix.

A recém-lançada quarta temporada acompanha o personagem principal, o ex-congressista e atual presidente Frank Underwood, durante sua campanha eleitoral pela presidência dos Estados Unidos.