Topo

Após 35 anos com Silvio Santos, Gugu diz que deve a sua carreira a Boni

Do UOL, em São Paulo

03/04/2016 01h18Atualizada em 03/04/2016 12h25

O apresentador Gugu Liberato demonstrou gratidão e revelou em entrevista neste sábado (2) que deve a sua carreira ao diretor, empresário e publicitário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Gugu ressaltou que foi o ex-chefão da TV Globo quem lhe proporcionou a maior mudança na sua vida e também em sua carreira profissional (e não Silvio Santos, com quem trabalhou durante 35 anos, e lhe deu a primeira oportunidade na televisão, quando ainda era motoboy).

"Em 1987, o Gugu foi contratado pela TV Globo e passou um mês contratado [pela emissora], porém sem nunca ter ido ao ar. Durante esse um mês, preparamos um guarda-roupa elegantíssimo para o Gugu, gravamos um piloto, descobrimos jogos [quadros] e tive muito prazer em trabalhar com o Gugu", contou Boni, em depoimento gravado para o "Programa da Sabrina", na Record, direto do seu apartamento, no Leblon, na zona sul do Rio.

"Em 87, quando eu apresentava o 'Viva a Noite' [no SBT], ele me convidou, junto com o Beto Carreiro, para apresentar um programa aos domingos [na Globo] --naquela época a emissora não tinha nenhum programa ao vivo. Ele acreditou em mim, achou que eu daria certo. Fizeram até o cenário. Mas eu trabalhava diretamente com o Silvio Santos, e fazia muito sucesso com o 'Viva a Noite'. E ele [o Silvio] me pediu para que eu não fosse para a Globo. Eu disse 'olha, Silvio, eu já tenho contrato com a emissora, não posso rasgar o contrato, só se você for falar com o dono'. E ele foi falar", relatou Gugu.

Silvio Santos Gugu - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Silvio e Gugu se abraçam nos bastidores do SBT
Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
 "E, assim, permaneci mais 20 anos no SBT ao lado do Silvio. Mas quem me proporcionou a maior mudança na minha vida foi o Boni, a quem eu devo a minha carreira", completou, em seguida. Gugu afirmou que trabalhou 35 anos com Silvio Santos, "parte da adolescência e da vida adulta", mas frisou que não se arrepende de nada que fez ao longo desse período.

Ainda durante o "Programa da Sabrina", Gugu ouviu relatos de pessoas que ele ajudou, como uma moça vendedora de peixes no Guarujá e um rapaz que vendia balas no semáforo na avenida Faria Lima, em São Paulo. Ele também se emocionou depois que viu os três filhos no vídeo, e foi surpreendido com a presença da mãe, a dona Maria do Céu, aos 86 anos, no palco.

Gugu se pronuncia 

Por meio de seu Instagram, Gugu se pronunciou sobre sua referência a Boni e disse que atribuiu ao diretor global a grande virada em sua carreira. "Quero esclarecer que houve um mal-entendido. Minha referência à gratidão que tenho pelo Boni, deve-se à grande 'virada' na minha carreira, pois foi através dele que fui alçado à ter um programa aos domingos na TV brasileira, na época o grande sonho de todos os apresentadores".

Em seguida, o apresentador prestou elogios a Silvio. "Porém devo também esclarecer que, por outro lado, a minha gratidão pelo Silvio Santos será eterna, pois foi através dele, pelas suas mãos, que tive a minha grande chance de trabalhar em televisão, aprendendo com ele e tendo a oportunidade de apresentar o meu primeiro programa de auditório que foi o Viva a Noite", afirmou. 

"Silvio Santos não foi somente um patrão, mas sim um padrinho que Deus colocou em minha vida e por isso meus sentimentos por ele e por tudo que fez por mim não poderiam jamais serem descritos em apenas uma frase. Silvio está muito além de qualquer homenagem televisiva", continuou.

Polêmicas e Record

Sem esconder mágoa e ressentimento, Silvia Abravanel, filha do dono do SBT, criticou o ex-colega de emissora no ano passado e afirmou que Gugu "não era praticamente nada" antes da oportunidade dada pelo pai. Poucos dias depois, o apresentador e empresário rebateu a declaração e disse não ter amizade com o antigo patrão, Silvio Santos. "O Silvio só tem um amigo, que se chama Jassa", contou ele, na ocasião, citando o cabeleireiro do apresentador.

Após 35 anos sob comando de programas no SBT, Gugu Liberato decidiu aceitar proposta da Record e se mudar para a emissora concorrente, em 2014. Na emissora de Edir Macedo tem investido em pautas polêmicas, como a entrevista de Suzane von Richtofen, condenada a 39 anos de prisão em 2006, e também na abertura do mausoléu da atriz e comediante Dercy Gonçalves.

De acordo com informações do colunista do UOL Ricardo Feltrin, Gugu já é o apresentador com o segundo programa mais visto da emissora --em ibope e também share--, só atrás da novela "José do Egito". Os dados referem-se até fevereiro.

O faturamento do "Programa do Gugu" também já é maior que o de Xuxa Meneghel, por exemplo, apontou Feltrin.