Topo

Morre no Rio a atriz Tereza Rachel, aos 82 anos

Tereza Rachel é Rainha Valentine em "Que Rei Sou Eu?"  - Divulgação/Viva
Tereza Rachel é Rainha Valentine em "Que Rei Sou Eu?" Imagem: Divulgação/Viva

Do UOL, no Rio

04/04/2016 12h24

Conhecida do grande público por papéis em novelas como "A Próxima Vítima" e "Que Rei Sou Eu?", a atriz Tereza Rachel morreu na tarde do último sábado (2), no Rio, aos 82 anos. Ela estava internada desde o dia 30 de dezembro do ano passado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em decorrência de um quadro agudo de obstrução intestinal. 

Terezinha Brandwain, nome de batismo da atriz, interpretou na TV personagens marcantes como Clô Hayalla em "O Astro" (1978), Lola em  "Marrom Glacê" (1979), Marta Gama em "Baila Comigo" (1981), Renata Dumont em "Louco Amor" (1983), a Rainha Valentine em "Que Rei Sou Eu?" (1989) e Francesca Ferreto em "A Próxima Vitima" (1995).

Nos palcos, onde começou a carreira na década de 50, encenou espetáculos como "Fedra", "Édipo Rei", "A Gaivota" e "Um Bonde Chamado Desejo". No Rio, batizou um teatro com seu nome, inaugurado em 1971 no bairro de Copacabana, com um show de Gal Costa. Entre os artistas que passaram pelo palco de lá estão: Paulo Gracindo, Bibi Ferreira, Marília Pera e Juca de Oliveira. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Luiz Gonzaga também já se apresentaram no local.

No cinema, Tereza Rachel atuou em longas como "Ganga Zumba", "Revólver de Brinquedo" e "Águia na Cabeça".

Amigos lamentam perda

Stenio Garcia lamentou a morte da amiga, com quem trabalhou em "Que Rei Sou Eu?. "Fizemos uma dupla fantástica e estabelecemos uma relação de intimidade nesta novela. Ela criou uma série de palavras em relação ao bobo da corte. A Tereza tinha uma presença muito forte sempre, vou ficar com muita saudade. A gente estreou junto, em 1956, na peça 'O Anjo'. O que vou fazer é plantar uma árvore com o nome dela e vou abraçá-la, a última que plantei foi a da Marília Pêra", contou Stenio Garcia ao UOL.

O ator disse ainda que se encontrou recentemente com a atriz. "Foi há pouco tempo quando ensaiei minha peça 'O Último Lutador' no teatro dela. Sempre que nos encontrávamos falávamos de trabalho", disse.

Rosamaria Murtinho trabalhou com Tereza em "A Próxima Vítima" e destacou a atuação da atriz no teatro.

"A Tereza era uma atriz brilhante, gostava de vê-la no palco. Ela foi colega do Mauro Mendonça do Teatro Brasileiro de Comédia. Ela era uma atriz muito boa, teatro é uma coisa que precisa de dedicação".

De férias no Estados Unidos, Stepan Nercessian lamentou a morte da atriz. "Estou muito triste porque é mais um parceiro que parte. Trabalhamos juntos no filme “Amante Muito Louca” e ela era uma extraordinária amiga, uma mulher empreendedora e uma produtora brilhante. Amava seu ofício e era também algumas vezes incompreendida por sua paixão, por sua defesa pela classe. Tereza era uma pessoa de teatro e sofreu bastante para manter sem grandes verbas a sua sala em Copacabana, que hoje já não tem o seu nome, mas continua sendo um espaço para as artes", contou.

Amiga de Tereza Rachel, Rogéria afirmou que ficou “chocada” ao receber a notícia. “Meu Deus! Encontrei com ela no final do ano passado e conversamos um pouco. Estava muito acima do peso e eu fiquei surpresa porque ela era uma pessoa que se cuidava muito, vivia preocupada em manter a forma. Perguntei se ela estava bem e disse que estava ótima”, lamentou. 

Com tom de voz emocionado, Tony Ramos lembrou, durante o "Vídeo Show" desta segunda-feira (4), de quando trabalhou com a atriz em "O Astro" (1977).
 
"Soube dessa notícia da excepcional Tereza, uma atriz do teatro brasileiro. Fui apresentado a ela na época da novela 'O Astro' e imediatamente nos entendemos perfeitamente porque eu percebia nela aquela grandeza de atriz. Depois fomos nos reencontrando pela vida, principalmente quando fui ao teatro... Ela sempre interpretou suas personagens de uma forma absoluta, é isso que move nossa profissão. Quero me lembrar em silêncio da grande Tereza e dos momentos lindos que pude gravar com ela. É uma perda absoluta, que ela descanse em paz".