Topo

"The Walking Dead" termina com morte chocante e frustração de fãs

"The Walkind Dead" termina com a chegada de Negan, o vilão mais temido da série - Reprodução/AMC
"The Walkind Dead" termina com a chegada de Negan, o vilão mais temido da série Imagem: Reprodução/AMC

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

04/04/2016 11h55

ALERTA SPOILER: SE VOCÊ NÃO QUER SABER O QUE ACONTECEU NO EPISÓDIO FINAL, NÃO PROSSIGA!

O final da sexta temporada da série "The Walking Dead", que foi ao ar neste domingo na AMC e simultaneamente na Fox, no Brasil, terminou com a chegada do temido Negan, que com sua Lucille (taco de beisebol envolto a arame farpado) mostrou a que veio: encarnar o maior vilão já criado na história em quadrinhos de Robert Kirkman que inspira a série. O episódio, porém, frustrou muitos fãs, que durante toda temporada se "preparam" para a perda de um personagem importante, mas cuja identidade só será revelada na sétima, que estreia em outubro.

No episódio sangrento intitulado “Last Day on Earth” (Último dia na Terra, em tradução literal), Rick, Abraham, Sacha, Eugene, Carl e Aaron precisaram se aventurar fora dos muros de Alexandria para socorrer Maggie, que estava prestes a perder o bebê. Já correndo perigo estavam Daryl, Gleen, Rosita e Michonne, que foram em busca de vingança contra Dwight, pela morte de Denise.

O que Rick e sua trupe não esperavam é que os Salvadores, subordinados de Negan, cercaram todos os lados das estradas e deixaram o grupo encurralado. Enquanto isso, Morgan encontrou Carol -- que abandonou Alexandria com a justificativa de que não estava mais disposta a matar para sobreviver – e posteriormente a salvou de um homem, que estava prestes a matá-la. A cena deixou claro que Morgan, que prometeu a si mesmo não exterminar mais seres humanos, abandonou sua filosofia para continuar vivo.

Rick é capturado por Negan  - Reprodução/AMC - Reprodução/AMC
Rick é capturado por Negan
Imagem: Reprodução/AMC

Com 90 arrastados minutos de duração, o episódio foi sombrio, regado a suspense, serviu para mostrar o tamanho do exército de Negan e mostrou um Rick amedrontado como nunca se vira antes. Por fim, todo o grupo de Alexandria foi capturado pelo vilão, que friamente escolheu sua vítima através de um arrepiante “uni-duni-tê”. Com a câmera focando apenas em Negan e seu bastão Lucille, ele golpeia sem dó nem piedade a cabeça de um deles. Agora resta esperar seis meses para saber quem morreu, o que decepcionou, já que a série se propôs durante toda a temporada a revelar a perda de um personagem importante. Ou alguém lamentou profundamente a morte de Denise?

Em entrevista ao programa “Talking Dead”, exibido após o episódio na AMC dos EUA, Robert Kirkman confirmou que a vítima foi um dos personagens favoritos dos fãs. Se ele for fiel aos quadrinhos, é Glenn quem deixa a série. Mas se for surpreender, a aposta é a morte de Daryl, já que são dois dos personagens braços direitos de Rick. A teoria pode ter fundamento se lembrarmos de Jesus, apresentado na última temporada como um cara disposto a ajudar o grupo de Alexandria, esquecido na reta final, mas que terá um papel importante na próxima temporada. Seria ele o substituto de Daryl ou Glenn?

A sexta temporada se arrastou por oito episódios, voltou prometendo ser uma das melhores - e cumpriu - com o grupo de Rick matando seres humanos a sangue frio, e a introdução de Negan, que resumiu toda a metade do retorno da sexta em única frase: “Nós investimos muito para que vocês soubessem quem eu sou”. "The Walking Dead" já tem público fixo e não precisava segurar o nome da vítima no intuito de “prender” os fãs, que já estavam acostumados a perder personagens queridos como Hershel, Andrea, Beth e companhia. Segurar uma informação tão esperada é “maltratar” demais o telespectador. 

Confira a reação de fãs no Twitter: