Topo

Miguel Falabella se emociona ao rever cena com Marília Pêra em "Pé na Cova"

Miguel Falabella se emociona ao rever cena com Marília Pera em "Pé na Cova"; série termina nesta quinta-feira - Reprodução/TV Globo
Miguel Falabella se emociona ao rever cena com Marília Pera em "Pé na Cova"; série termina nesta quinta-feira Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 11h03

Miguel Falabella se emocionou na manhã desta quinta-feira (7) ao rever cenas com Marília Pêra e relatou os últimos momentos ao lado da atriz, antes de sua morte, ocorrida em 2015. Os dois atores eram amigos de longa data e interpretaram juntos na série "Pé na Cova", que chega ao fim na noite desta quinta-feira (7) após cinco temporadas.

"[A perda da Marília] Foi um momento devastador, um momento muito doloroso pra mim. Perder Marília Pêra foi perder uma referência. Crescemos na carreira com a luz dela. Era fascinante contracenar com ela e ver como ela lia o meu texto, ela dizia o meu texto com uma nova pontuação, uma nova entonação", disse ele durante o "Encontro com Fátima Bernardes".

"Foi impressionante, porque Marília estava com muitas dores no final [de sua vida]. Eu dizia 'vai embora para casa, Marília, eu tenho 35 anos de televisão e sou capaz de dar o texto sem você estar aqui'. Ela me disse 'vou até o último episódio dessa temporada, pode escrever que eu vou'. No fim, ela estava sentada o tempo inteiro, mas com aquela chama, aquele talento incomensurável", completou, em seguida.

Com lágrimas nos olhos e voz trêmula, o ator afirmou ainda que Marília não gostava de falar sobre a morte. "Ela não queria falar do assunto e eu a respeitava. A gente mentia um para o outro e eu dizia que ia escrever uma série pra ela e ela ficava animada no camarim. Mas eu sabia que esse projeto não seria com ela”, admitiu.

No ar desde 2013, "Pé na Cova" será exibido pela última vez na noite desta quinta-feira. Conforme noticiou o colunista do UOL Flávio Ricco, em 2015, Miguel Falabella não via condições de continuar com a série sem contar com a participação de Marília Pêra.

A atriz morreu aos 72 anos, vítima de câncer que atingia ossos e pulmão. Além de atuar, Marília era cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa. Ao longo de sua carreira, fez mais de 50 peças de teatro, 30 filmes e 40 novelas, programas de TV e minisséries.

 

Resistência da Globo

Miguel Falabella contou que no início houve resistência da própria direção da TV Globo em relação a "Pé na Cova".  "Foi um programa um pouco polêmico, aqui dentro da Globo mesmo. Eu queria fazer a 'Família Addams' no Irajá [bairro da zona norte do Rio], eu queria fazer 'Os Esquisitos', aqueles que esteticamente não se enquadram, quero falar dos bizarros. É um programa sobre diversidade, tolerância, sobre o respeito ao outro. 'Pé na Cova' fala disso", relatou.

"Trata-se de uma série que fala sobre tolerância, que é o que estamos mais precisando hoje nesse país, e também sobre o respeito ao próximo", avaliou.

Hoje termina Pé na Cova. Hoje encerramos mais um capítulo do livro de nossas vidas. Hoje ficamos todos ófãos daquelas...

Publicado por Miguel de Sousa-Aguiar em Quinta, 7 de abril de 2016