Topo

Produtora de novelas da Record comemora atraso de "Escrava Mãe"

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 07h00

Inicialmente prevista para novembro, "Escrava Mãe" foi adiada pela Record e deverá estrear somente em 16 de maio. A trama conta o antepassado da mãe de Isaura, famosa escrava branca do romance de Bernardo Guimarães e com duas adaptações famosas para a TV: na Globo, em 1976, e na própria Record, em 2004.

O atraso no lançamento de "Escrava Mãe" gerou insatisfação do elenco, porém teve um lado positivo para a Casablanca, produtora responsável pela novela e toda a dramaturgia da Record. Para a empresa, o adiamento foi fundamental para melhorar o acabamento da produção.

"Vamos entrar no ar tranquilo, com quase tudo editado, e vamos passar toda a equipe de edição e pós-produção para 'Os Dez Mandamentos'", explica Solange Cruz, diretora-executiva da Casablanca, ao UOL.

Primeira novela gravada em 4K (ou Ultra HD, com qualidade de imagem quatro vezes superior à alta definição), "Escrava Mãe" terminou as gravações em novembro na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo e vai estrear com mais de 60 capítulos finalizados.

Na sede da Casablanca, na capital paulista, a trama está sendo finalizada. Editores tratam a imagem com cores diferentes para cada ambiente e intensidade das cenas (sequências noturnas ou de tortura terão tons mais escuros, por exemplo).

Uma sala foi reservada para produzir os efeitos sonoros e melhorar o som captado na gravação original. Dentro do local, há terra, folhas, correntes e até cana-de-açúcar para a equipe da produtora reproduzir os movimentos dos atores.

A novela de Gustavo Reiz (de "Dona Xepa" e "Sansão e Dalila", atualmente reprisada pela Record) e dirigida por Ivan Zettel tem 115 capítulos escritos e poderá chegar a 130 com a edição. A produção deverá terminar em outubro.

Além de "Escrava Mãe", a Casablanca assumiu a produção da segunda fase de "Os Dez Mandamentos" e de sua continuação, "A Terra Prometida", que começará a ser gravada em abril e também vai virar filme.