Topo

Criador do Fofão proíbe genérico da Carreta Furacão em protestos

Fofão, personagem de Orival Pessini (à esquerda), e o genérico da Carreta Furacão - Montagem/UOL
Fofão, personagem de Orival Pessini (à esquerda), e o genérico da Carreta Furacão Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

13/04/2016 06h00

A confirmação da presença da Carreta Furacão na manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no próximo domingo (17), em São Paulo, desagradou Orival Pessini, criador de Fofão, ícone dos anos 1980. O ator reclama que a empresa usa seu personagem sem autorização e proíbe o Fofão genérico de ir aos protestos.

“Eles usam sem autorização, sem pedir pelo menos. Fazem coisas muito feias, não sei como o pessoal gosta, porque chega a dar medo”, revolta-se Pessini ao UOL. "Criei o Fofão há 33 anos e até hoje vou aperfeiçoando a máscara. As crianças conhecem pela internet e gostam. Os adultos se emocionam quando o encontram. Quero preservar essa imagem, mas infelizmente tem essas coisas", completa.

26.ago.2013 - O personagem infantil Fofão e seu criador, o ator Orival Pessini - Divulgação - Divulgação
O ator Orival Pessini, criador do Fofão
Imagem: Divulgação
O ator de 71 anos tentou entrar em contato com a dona do Trenzinho Carreta Furacão e enviou uma mensagem proibindo a participação de Fofão no protesto, porém não obteve resposta e está consultando seu advogado.

"Deixei bem claro para eles que não autorizo a participação do meu personagem em qualquer tipo de manifestação política. Se eles usarem... vamos ver. Não quero briga com ninguém, mas tenho que defender os meus direitos", avisa.

Para Pessini, não importa se a manifestação é pró ou contra o impeachment de Dilma. Ele não quer associar seus personagens a nenhuma posição política.

"Procuro ser isento de posições políticas. Não para ficar em cima do muro, eu tenho minhas opiniões, mas evito porque o pessoal não sabe separar o ator dos personagens. E eu sou de um tempo em que se discutia política. Hoje não se discute, se briga. Para evitar esse ódio que está no ar de alguns, procuro evitar o máximo possível", afirma.

Fofão do Trenzinho Carreta Furacão se arrisca em vídeo - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Fofão genérico se arrisca em vídeo
Imagem: Reprodução/YouTube
"Fofão da Carreta Furacão abusa"

Sucesso na internet desde 2010, o Trenzinho Carreta Furacão se apresenta nas ruas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com dançarinos fantasiados de personagens infantis e da cultura pop como Mickey, Capitão América, Popeye e Ben 10. O Fofão genérico virou meme após fazer acrobacias arriscadas e pular muros. Ele até atropelou um motociclista e brigou com outros "Fofões" de trenzinhos rivais.

Pessini reprova o comportamento do Fofão do trenzinho: "Vejo muito pouco, porque não gosto. Realmente, não gosto. Às vezes abusam, cometem coisas que eu jamais faria, mas não dá para controlar tudo".

Inspirado no ET do cinema, Fofão é uma mistura de cachorro, urso, porco e palhaço, que veio do planeta Fofolândia para alegrar as crianças. O ator se preocupa com a repercussão negativa de sua criação porque já sofreu com o mito do boneco do Fofão "armado" com uma faca.

"Uma revista colocou na capa o desenho do Fofão com uma cara satânica e lá dentro esclarece que era um apoio de cabeça. Mas fazer uma capa daquelas? Não sei quem disse, mas aqui no Brasil fazer sucesso é ofensa pessoal", lamenta.

O UOL tentou falar com a Trenzinhos Dominium, dona da Carreta Furacão, porém não obteve resposta até a conclusão desta reportagem.