Topo

Claudia Jimenez volta à TV e lembra período doente: "Amigos são poucos"

Claudia Jimenez será Lucrécia em "Haja Coração" - Ramón Vasconcelos/TV Globo
Claudia Jimenez será Lucrécia em "Haja Coração" Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/04/2016 07h00

Os últimos anos não foram fáceis para Claudia Jimenez. Após uma insuficiência cardíaca, a atriz colocou um marca-passo no fim de 2013 e voltou a ser internada no início de 2014 para tratar uma pericardite - inflamação no pericárdio, membrana que envolve o coração.

Os problemas de saúde obrigaram  Claudia a se afastar do trabalho e ela se ausentou da novela "Além do Horizonte" (2013). Em 2014, a atriz participou de "Sexo e as Negas" a convite de Miguel Falabella, mas garante que ainda não estava 100%. Agora, ela diz que está pronta para viver Lucrécia, sua personagem em "Haja Coração", próxima novela das sete, prevista para estrear no fim de maio na Globo.

Do período que esteve doente, Jimenez leva o carinho recebido dos fãs e dos amigos, que ela consegue contar nos dedos. A ex-mulher, Stella Torreão, e Miguel Falabella são algumas pessoas que ela cita com gratidão pelo apoio recebido.

Claudia Jimenez sai de hospital de mãos dadas com a ex-namorada Stella Torreão, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (3/8/12) - Marcello Sá Barretto/ Foto Rio News  - Marcello Sá Barretto/ Foto Rio News
Claudia Jimenez deixa hospital com Stella Torreão em uma das internações
Imagem: Marcello Sá Barretto/ Foto Rio News


"Amigos são poucos na vida da gente, a gente tem afetos, pessoas que a gente têm carinho, colegas que se tornam pessoas carinhosas na sua vida. Amigos mesmo, esses não me abandonaram, nem um minuto, pelo contrário. Miguel [Falabella] foi um. Ia toda hora no CTI me fazer rir e eu tinha medo de arrebentar os pontos porque ele falava milhões de bobagens. Os amigos não vão embora, minha família é maravilhosa. A Stella Torrão, com quem eu fui casada 10 anos e hoje é minha sócia e minha melhor amiga, esteve sempre ao meu lado. A Stella é essa pessoa da minha vida. Ela, a minhas irmãs, minha mãe, não saíram dali o tempo todo. Agora estou bem, depois que botei o marca-passo, agora meu coração nem que ele queira vai dar defeito",  contou a atriz.

Funcionária da Globo há 37 anos, Cláudia diz que recebeu total apoio da empresa nos períodos que precisou se afastar e conta que foi ela que pediu para voltar ao trabalho.

Claudia Jimenez em "Sexo e as Negas" em 2014 - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Claudia Jimenez em "Sexo e as Negas" em 2014
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo


"Eu queria voltar, e eles diziam, 'vai no seu tempo', não tenha pressa, nós entendemos que você precisa desse tempo. Aí eu brinquei com isso, disse que estava com vergonha de receber salário e não estar trabalhando, né?  O Miguel escreveu 'Sexo e as Negas', era um seriado diferente e eu queria muito fazer, voltei em 2014, mas acho que voltei não podendo dar tudo de mim. Foi bom para eu começar a dar meu primeiro passo. Eu que ficava pedindo pra voltar e dizendo que estava bem", contou.
 
A longa amizade com Miguel Falabella rendeu várias parcerias entre os dois como "Sai de Baixo" (1996), "Negócio da China" (2008), "Aquele Beijo" (2011) e "Sexo e as Negas" (2014). Apegado às suas amigas, Falabella teria brincado que estava incomodado com a atuação dela na próxima novela das sete.

"O Miguel está morrendo de ciúmes porque vou fazer 'Haja Coração'. Ele é muito ciumento e eu amo o Miguel, tudo o que ele escreve cai na minha boca igual uma luva porque a gente se conhece muito. O maior sucesso da minha vida no teatro foi o 'Biquíni Selvagem', ele que escreveu e dirigiu. Óbvio que a gente se escolhe pra trabalhar, mas isso não quer dizer que a gente não queira", contou.

Em "Haja Coração", de Daniel Ortiz, uma adaptação de "Sassaricando", a atriz interpreta Lucrécia, casada com Agilson (Marcelo Médici) e mãe de  
Camila (Agahta Moreira). A atriz conta que a personagem lhe dá a possibilidade de crescer e tem tudo para "bombar" e cair no gosto do público.

Agilson (Marcelo Médici) e Lucrécia (Claudia Jimenez) formam um casal em "Haja Coração" - Ramón Vasconcelos/TV Globo - Ramón Vasconcelos/TV Globo
Agilson (Marcelo Médici) e Lucrécia (Claudia Jimenez) formam um casal em "Haja Coração"
Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo


"Estou muito feliz, a Lucrécia é irmã da Tedora (Grace Gianoukas) e o Agilson é irmão do marido dela, o Aparício (Alexandre Borges). Esse núcleo é de comédia e essa história é muito legal porque meu personagem e o do Marcelo, meio que vive às custas do casal. É todo mundo naquela mansão dos Abdalas e é uma confusão, ela tenta o tempo todo melhorar a relação dela com a irmã, que não é boa. Agora eu estou 100% e o público vai rir muito da Lucrécia", diz.

A personagem é definida pela atriz como uma vilã gente boa que vacila com a família em algumas situações: "A Lucrécia é totalmente do bem, ama todo mundo, mas ela vive as custas da irmã, então ela chega a atitudes incorretas. Ela é aquela vilã que o público gosta. Ela ama a filha, a irmã, mas ao mesmo tempo ela pisa na bola. Ela tem um lado bom", conclui.