Topo

Após reviravolta de Betânia, atriz recomeçou do zero em "Dez Mandamentos"

Em "Os Dez Mandamentos"(Record), Betânia (Marcela Barrozo) se casa com Balaque (Daniel Alvim), como parte do plano para descobrir o paradeiro de sua filha - Munir Chatack/Record
Em "Os Dez Mandamentos"(Record), Betânia (Marcela Barrozo) se casa com Balaque (Daniel Alvim), como parte do plano para descobrir o paradeiro de sua filha Imagem: Munir Chatack/Record

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

20/04/2016 07h00

Quem vê o sofrimento de Betânia (Marcela Barrozo) em "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" mal se lembra da midianita de caráter duvidoso que tentou de todas as formas roubar Moisés (Guilherme Winter) da própria irmã, Zípora (Giselle Itié). Após virar sacerdotisa e voltar para casa arrependida, a vilãzinha se transformou e conquistou a torcida do público, que hoje se compadece de seu casamento contra a vontade com o rei Balaque (Daniel Alvim) para tentar reencontrar a filha.

Tamanha reviravolta pegou até Marcela de surpresa, que nem imaginava fazer parte da continuação da trama bíblica. "Pintei, cortei o cabelo, fiquei loura! Estava doida para que ela voltasse, mas pensava que não ia dar, por conta da história. E ela voltou boazinha, se redimindo, sofrendo, com uma filha... Foi uma revelação para mim, tive que começar tudo do zero", conta.

A atriz Marcela Barrozo nos bastidores das gravações de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" - André Durão/UOL - André Durão/UOL
Marcela nos bastidores das gravações de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada"
Imagem: André Durão/UOL

A caracterização ajuda Marcela, 24, a parecer mais madura em cena, e a atriz se esforça para usar um tom de voz mais pesado. Mas a dor de Betânia, que se envolveu com Balaão (Leonardo Vieira) no passado, teve uma filha com ele e na última hora hesitou em oferecer a criança em sacrifício à deusa Aserá, é um desafio para a jovem. 

"Amor de mãe só se descobre quando tem filho, não tem jeito. Eu me coloco no lugar dela, tento chegar o mais próximo possível, mas mãe é mãe", afirma ela, acrescentando que a cena de flashback do ritual, exibida no primeiro capítulo, foi a que mais lhe exigiu emocionalmente. "Foi um desespero natural, estava muito impressionada. Parecia muito real na hora de gravar", diz.

O choque é ainda maior pelo fato de a adolescente Emma (Brenda Sabryna) poder ser sua filha. O público, que acompanha a carreira de Marcela na TV desde sua infância, já se acostumou a vê-la dessa forma?
 
Bruno (Thadeu Mattos), Bianca (Marcela Barrozo) e Naldo (Eduardo Moscovis) em "Senhora do Destino" (2004) - Gianne Carvalho/TV Globo - Gianne Carvalho/TV Globo
Bruno (Thadeu Mattos), Bianca (Marcela Barrozo) e Naldo (Eduardo Moscovis) em "Senhora do Destino" (2004)
Imagem: Gianne Carvalho/TV Globo
 "Muitos comentam: 'Nossa, eu te vi pequenininha, você está uma moça!'. Eu respondo: 'Pois é, o tempo passa para todos'. É muito bacana ver o carinho deles", conta a atriz, que tem fãs fiéis desde suas primeiras novelas, como "Sabor da Paixão", "Chocolate com Pimenta" e Senhora do Destino", na Globo.
 
"O pessoal brinca: 'Mãe, mas já?', eles ficam horrorizados (risos). Mas todo mundo está embarcando legal na história e torce para que a Emma seja mesmo a filha dela. Estão com pena dela", conta Marcela, que está na Record desde "Bela, a Feia" (2009).
 
Para Marcela, Betânia tem consciência de que está sendo usada por Balaão, que não esconde que pretende destruir Balaque. O feiticeiro até entrega à midianita uma poção para fazê-la relaxar e conseguir ter sua noite de núpcias com o rei de Moabe, um grande sacrifício para ela. 
 
"Ela faz o que ele quer porque esse é o único meio de conseguir respostas. E o rei acabou com a família dela, matou o cunhado, prendeu o pai, criou vários conflitos. Imagina ter uma noite de núpcias com quem você odeia, tem nojo?", afirma.