Topo

Baby of Thrones: Arya e Khaleesi inspiram nomes de bebês de fãs brasileiros

As personagens Arya Stark e Daenerys Targaryen de "Game of Thrones" inspiram nomes de bebês brasileiros - Divulgação/HBO
As personagens Arya Stark e Daenerys Targaryen de "Game of Thrones" inspiram nomes de bebês brasileiros Imagem: Divulgação/HBO

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

22/04/2016 07h00

No universo de "Game of Thrones", série que retorna para sua sexta temporada neste domingo (24), o sobrenome é algo crucial. Ser um Stark, Lannister, Targaryan, Baratheon ou até um bastardo Snow é determinante para o destino dos personagens.

Os dedicados fãs da série perceberam isso e há alguns anos Arya, Daenerys, Tyrion, Theon e Jon são nomes frequentes escolhidos para os recém-nascidos norte-americanos. O fenômeno chegou ao Brasil e há três meses, os comerciantes capixabas Deyja Oliveira e Michael Ricardo Dias deram as boas-vindas a sua segunda filha, Arya Nicole Oliveira Dias, uma homenagem à jovem Arya Stark (Maisie Williams).

Game of Thrones  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A pequena Arya Nicole de três meses, que recebeu o nome da jovem guerreira da família Stark de "Game of Thrones"
Imagem: Reprodução/Facebook
“A gente assiste a série desde 2011 e sempre falamos: ‘Se um dia tivermos um nenê, vamos colocar o nome de Arya. Aí tivemos um menino e colocamos o nome de Nicolas. Aí pensamos: ‘Poxa, não foi dessa vez. E meu marido brigou muito porque queríamos colocar o nome de Tyrion. Deu uma briga danada porque a mãe dele não aceitou”, lembra Deyja em entrevista ao UOL.

Deyja conta que quando diz o nome de Arya para desconhecidos, a reação mais comum é de surpresa. “As pessoas falam: ‘Diferente, né? De onde você tirou?” Aí eu já aproveito e conto toda a história do seriado”, diverte-se.

Na primeira temporada da série, a Arya da ficção viu o pai, Ned Stark (Sean Bean), ser executado em praça pública por ordem do rei Joffrey (Jack Gleeson). Separada dos irmãos e da mãe, também assassinada na atração, ela jurou vingança contra todos que fizeram mal a sua família.

“Fiquei apaixonada na história dela, Arya é demais. Ela bate demais, ela é porreta demais. Uma menina forte, guerreira, com uma personalidade forte. Acho que a minha Arya vai ser igual. E o bom é que acho que ela é a única com esse nome no Espírito Santo”, diz Deyja.

Khaleesi brasileira 

Em 2014, a paixão por “Game of Thrones” levou outro casal de fãs a batizarem sua filha em homenagem a uma personagem da série. Com dois anos recém-completados, Khaleesi de Paiva Ramos virou notícia quando sua certidão de nascimento foi publicada nas redes sociais por seus pais, os fluminenses Ruan Paiva e Stephane Ramos.

“A primeira temporada nem é a minha preferida, mas a Stephane sempre gostou muito do Khal Drogo (Jason Mamoa). Quando ela engravidou só pensávamos em colocar o nome de Khaleesi”, conta Ruan. Caso tivessem um menino, a ideia era homenagear Jon Snow (Kit Harington).

Game of Thrones 1 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Fãs de "Game of Thrones", Stephane e Ruan colocaram o nome da primeira filha de Khaleesi
Imagem: Reprodução/Facebook

Em Dothraki, língua fictícia de “Game of Thrones”, falada pelos habitantes indígenas do Mar de Dothraki, Khaleesi significa rainha. A personagem Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) passou a ser chamada assim depois que se casou com o rei Drogo.

O fato de Khaleesi não ser um nome próprio fez com que Ruan ficasse apreensivo ao registrar o nascimento da filha no cartório. “Teve aquela tensão de não aceitarem, mas quando falaram que eu podia escrever o nome da minha filha foi demais”, lembra.

Os pais de Khaleesi chegaram a criar uma página no Facebook para comemorar o nascimento da filha. “Chegou a ter 2 mil curtidas, mas nós tiramos do ar porque recebemos críticas”, diz Ruan. “Muita gente falou que a gente era doente, que o nome fazia alusão a uma prostituta ou que era absurdo colocar o nome dela de rainha”, conta. “Somos evangélicos e acreditamos muito em Deus, a gente escolheu esse nome justamente por esse significado. Ela é a nossa rainha”, conclui.