Topo

"Acho que às vezes casais se aturam", diz Alexandre Borges

Alexandre Borges - Photo Rio News
Alexandre Borges Imagem: Photo Rio News

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

23/04/2016 07h00

Em ritmo intenso de gravação para interpretar Aparício, um homem que vive um casamento de interesse com Teodora (Grace Gianoukas) em "Haja Coração", próxima novela das sete da Globo, Alexandre Borges acredita que muitas pessoas vivem uma relação aos trancos e barrancos como acontecerá com seu personagem.

"Acho que às vezes casais se aturam, não precisa ser nem por causa de dinheiro. Um atura o outro, um acaba com o outro e continuam casados, não se separam. Tem bastante gente que se acomoda no casamento, leva a relação às turras, brigando o dia inteiro e não separa por causa de filho ou porque acostumou", opina.

Aos 50 anos, o ator ficou casado por 22 anos com Julia Lemmertz. A separação amigável aconteceu em meados de 2015. Juntos eles tiveram um filho, Miguel, que por enquanto não pensa em seguir a carreira dos pais.

"Ele já está com 16 anos, quase maior do que eu, aí que a gente vê que o tempo passou mesmo. Se não me olho no espelho, continuo achando que estou com meus 30 anos. Por enquanto ele toca guitarra, tem uma banda com amigos da escola. Acho que o pensar um pouco como artista foi natural e essa coisa lúdica, da arte, de ir em uma exposição ou uma peça é muito importante, abre a cabeça. Ele quer ser jornalista esportivo", diz.

Com mais de 15 novelas no currículo, além de minisséries, o ator costuma arrancar suspiros do público feminino, ri da fama de galã cinquentão e afirma que o assédio das mulheres aumentou "um pouquinho" agora que está solteiro. Para manter a boa forma, Alexandre não descuida da saúde.

"Caminho na Lagoa, faço karatê e agora que estou solteiro estou comendo muito no quilo", brinca.

Diferente de alguns artistas, que se incomodam com o assédio constante de fãs, Alexandre lida bem com o público e considera natural e positivo quando é abordado nas ruas.

"Maravilhoso, é o que me motiva a vir gravar felizão, de não querer decepcionar as pessoas, fazer o melhor. A maior recompensa que o ator pode ter é justamente essa, é ser abordado na rua, a pessoa curtir seu trabalho, te elogiar. Acho que esse é o maior combustível do ator, é o contato com o público", diz.

Alexandre Borges como Aparício em "Haja Coração" - Ramón Vasconcelos/TV Globo - Ramón Vasconcelos/TV Globo
Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo


"Ele abre mão de um amor da juventude"

Em "Haja Coração", Aparício será um cara sem grana, que tem um amor de juventude, Rebeca, interpretada por Malu Mader. De origem humilde, ele acaba se casando com Teodora, com quem terá uma filha Fedora (Tatá Werneck). Para levar o casamento de 30 anos, ele atura desaforos e humilhações da mulher.

"Ele era muito sem dinheiro, não tinha onde cair morto, ele conhece a Teodora, de uma grande família libanesa, ela se apaixona por ele, que  resolve encarar esse casamento meio que em função da vida que ele vai ter, do dinheiro. Ele abre mão de um amor da juventude em busca de um casamento por interesse e fica casado com essa mulher durante 30 anos, sofrendo o pão que o diabo amassou porque ela maltrata muito ele", adianta o ator.

Para aceitar a boa vida, Aparício trabalhará nos negócios da família, mas sempre se colocando uma uma situação abaixo da esposa.

"Ela faz questão de mostrar que quem manda é ela. Ele trabalha num empreendimento multicultural e foi um cara que ajudou a progredir o negócio também. Ele não é um cara encostado, que vive na sombra. A novela tem humor no cotidiano, de algumas situações, mas acho que tem uma coisa realista, de uma coisa da vida como ela é, mas é uma comédia da vida, de costumes", explica.

A novela é inspirada em "Sassaricando", de Silvio de Abreu, exibida na Globo em 1987. Na novela, Aparício foi interpretado por Paulo Autran.

"O Paulo Autran é insuperável. Mais do que cobrança ou dificuldade de fazer esse personagem, é uma alegria muito grande poder voltar à tona o nome do Paulo. Estou muito feliz de poder fazer isso", conclui Alexandre Borges.

"Haja Coração", de Daniel Ortiz, tem previsão para estrear no fim de maio na Globo.