Topo

Psicólogos analisam o perfil psicológico dos personagens de Game of Thrones

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

24/04/2016 07h00

Quando uma série atinge a popularidade de “Game of Thrones” ou de “The Walking Dead”, é natural que fãs e admiradores encontrem paralelos entre suas histórias e personagens na vida real —em tempos de crise política, os políticos brasileiros têm sido vistos interna e externamente como uma versão mais exagerada de “House of Cards”, por exemplo.

Nesta onda há também diversos psicólogos que dedicam suas vidas a escrever livros que colocam os personagens dessas séries no divã. Durante a última edição da WonderCon, em Los Angeles, um dos painéis tinha como objetivo analisar os perfis psicológicos dos habitantes de Westeros, a terra fictícia onde habitam os diversos clãs que disputam o poder em “Game of Thrones”.

Liderado pelos psicólogos Travis Langley (autor de “Psicologia em ‘Game of Thrones’” e “A Psicologia de Batman”), Janina Scarlet (autora de “Psicologia em ‘The Walking Dead’” e psicóloga que usa a cultura geek como elemento de terapia comportamental em seus pacientes), Erin Currie (“Psicologia em ‘Doctor Who?’”), Jenna Busch (“Psicologia em ‘Star Wars’”) e Matt Munson (“Psicologia em ‘Star Trek’”), o painel descreveu em detalhes todas as paranóias que encantam os fieis espectadores da série que volta ao ar em sua sexta temporada neste domingo (24).

O UOL acompanhou o painel e preparou um perfil dos principais personagens analisados durante quase uma hora de debate entre os psicólogos e fãs da série. Mas antes disso, Jenna Busch resumiu o motivo da popularidade da série e dos livros: “Basicamente [eles são populares] porque as pessoas amam assassinato e sexo.” Leia:

Cersei Lannister — Traumatizada

Lena Headey como Cersei Lannister e Ian Beattie como Meryn Trant em cena da 5ª de "Game of Thrones", que estreia dia 12 de abril - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ela definitivamente tem uma conexão com a família. Ela protege seus filhos com tudo o que tem ao alcance. Talvez não do melhor jeito. Ela tem sérios problemas de confiança. E ela tem um trauma de que ninguém fala. Em famílias reais, o casamento forçado causa sérios danos. Casar-se com alguém que você nem conhece e ainda por cima ser apaixonada por outro é barra. Em um ponto ela diz pro marido que o amava no começo, mas que ele sempre amou outra. Isso na cabeça de uma adolescente que, segundo ela, tentou fazer o casamento funcionar e foi tratada como lixo. Há sinais claros de abuso emocional. Ela nunca aprendeu compaixão em sua família. E o único homem que a vê como pessoa é seu irmão — algo que eles levaram um pouco longe demais —, até seu filho a traiu.

Joffrey Baratheon — Inseguro

Joffrey morre envenenado em "Game of Thrones" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Ok, ele é mau, mas eu prefiro dizer que ele é um produto de seu meio. Louco, certo? Mas sendo um rei absolutista, ele acha que pode tudo, inclusive atirar em uma prostituta. Talvez ele não seja mau, mas alguém que se obriga a ser mau, porque temos que considerar que lhe foi dado muito poder e ele é um adolescente cujas ideias ainda não foram formadas”, disse Matt Munson, que foi retrucado imediatamente: “Não, ele gosta daquilo além da medida.” Janine Scarlet diz que o rei carrasco tinha uma necessidade enorme de provar para si mesmo que tinha poder. “Embora ele pareça ter muita autoestima, é claro que ele não tem nenhuma. Pessoas que precisam o tempo todo humilhar as pessoas têm uma tendência à violência. Toda vez que ele ouve que os Lannisters perderam uma batalha, ele precisa descontar em alguém. Ele não suporta qualquer tipo de derrota. Ele é muito inseguro.”

Melisandre — Má e manipuladora

A feiticeira Melisandre (Carice van Houten) em cena da 5ª de "Game of Thrones", que estreia dia 12 de abril - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Segundo a psicóloga Janina Scarlet, Melisandre é a personagem que pode ser considerada má porque ela manipula as pessoas a ponto de fazê-las queimarem em uma fogueira os próprios filhos. E quando você começa a pôr fogo em crianças, é porque você cruzou a linha.

Mindinho — Psicopata

Na 5ª temporada, Mindinho (Aidan Gillen) aparece falando com Sansa (Sophie Turner) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mindinho é um cara que vive em um mundo cheio… daquele tipo de gente. E seu mecanismo de sobrevivência é fazer aquilo que ele faz. Então, para ele, ele não é um psicopata, ele apenas está jogando o jogo de maneira que não seja morto, o que é um desafio naquela sociedade (embora ele tenha uma das principais características da psicopatia, que é a completa falta de empatia pelo outro).

Ramsay Bolton— Maquiavélico e psicopata

Sansa e Ramsay em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A definição de maquiavelismo, segundo os psicólogos presentes, é uma pessoa que tem um grande carisma e influencia as outras a segui-lo por meio de truques ou de charme. Alguém manipulador. Além disso, a pessoa tem um senso de posse e poder. Tyrion Lannister poderia ser um deles, mas a conclusão da mesa foi a de que Ramsey preenche todos os requisitos. E mais: sua falta de empatia e o prazer em torturar suas vítimas apenas confirma a tese de sua psicopatia.

Walder Frey — O pior

Walder Frey game of thrones - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na opinião de Erin Currie, não há ninguém pior em “Game of Thrones” que Walder Frey, o arquiteto do massacre que deixou dez entre dez fãs da série totalmente sem chão — episódio conhecido como “O Casamento Vermelho”, onde morreram Rob e Catelyn Stark. “Ele é o tipo de cara que não tem a menor compaixão por quem não lhe proporcione poder. Ele não é do tipo que suja as mãos, mas é bem narcisista e acha que o mundo gira ao seu redor.”

Arya Stark e Brienne de Tarth — As boas

Arya Brienne game of thrones - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de ter matado muita gente e ser manipuladora, Arya não pode ser considerada uma psicopata, porque duas de suas principais características são a empatia e o senso de Justiça. Ver o pai ser morto daquele jeito mexe com sua cabeça, mas ela reconhece o que tem que fazer e como fazer para defender aqueles que foram vítimas. Outra que se encaixa na mesma categoria é Brienne de Tarth, por sua nobreza, seu código de ética, e o fato de ela não buscar o poder e não vilipendiar aqueles que são mais fracos que ela.

Jon Snow e Sam Tarly — Os bons

Jon Snow e Sam game of thrones - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No time dos homens, também entra na categoria dos bons o bravo Jon Snow. Ele se sacrifica por todos, arrisca a própria vida para salvar gente que ele mal conhece e junta os bravos para livrar pessoas injustiçadas. Junto a ele, Sam Tarly, que supera sua covardia ao defender outros, além de ser muito nobre. “Eles são os mais corajosos da série”, avalia Janina Scarlet.

Jaime Lannister — O renascido

Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) em cena da terceira temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Embora tenha começado a série empurrando uma criança da janela de uma torre, Matt Munson considera que ao ter tido sua mão decepada, o personagem passou por uma morte simbólica que o transformou em um homem melhor. “Ele é o personagem que está crescendo e se transformando, o que não é uma boa ideia em se tratando de ‘Game of Thrones’, porque sabemos que os bons fatalmente acabam mortos nesta série.”

Tyrion Lannister — O sábio

Na 5ª temporada de "Game of Thrones", Tyrion (Peter Dinklage) aparece barbudo após sair de uma caixa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Embora tenha tido muitos problemas de autoestima, após a morte de seu pai e o afastamento de sua família, quanto mais assistimos, mais vemos sua evolução de um homem cínico a um empático aos outros. Além disso, desde a segunda temporada, vê-se como ele foi uma ótima mão do rei, inclusive tendo livrado Porto Real do ataque marítimo de Stannis Baratheon.