Topo

Vendida para 23 países, "Dez Mandamentos" briga por audiência na Argentina

Diez Mandamientos  - Divulgação/Telefe  - Divulgação/Telefe
Telefe exibe "Los Diez Mandamientos", versão dublada da novela da Record, na Argentina
Imagem: Divulgação/Telefe

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 16h35

Depois de ir para a Netflix, cinemas e teatro, o fenômeno bíblico "Os Dez Mandamentos" da Record está conquistando território internacional. Já são 23 os países que compraram os direitos para exibir a versão brasileira da história de Moisés. E em pelo menos dois locais, Argentina e Chile, a novela já alcança resultados notáveis de audiência.

No ar pela Telefe, uma das principais emissoras argentinas, desde 28 de março, “Moisés e Los Diez Mandamientos” estreou batendo recorde. Exibida a partir das 22h15 (horário local), a atração teve 14,9 pontos de audiência, tornando-se a melhor estreia de uma trama estrangeira no país com audiência maior do que a dos primeiros capítulos de "Avenida Brasil" e "Amor à Vida", da Globo, exibidas em horários diferentes.

Ainda na semana de estreia, a novela marcou 15,4 pontos, garantindo o segundo lugar no horário nobre argentino. “Moisés e Los Diez Mandamientos” ficou atrás apenas da transmissão de uma partida de futebol entre a Seleção argentina e a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Com média de 12 pontos de audiência, a novela também é considerada um sucesso no Chile, onde é exibida pela TV pública TVN. No ar desde 28 de dezembro, “Los Diez Mandamientos” tem oscilado entre o segundo e o terceiro lugar no horário nobre chileno.

4.mai.2016 - Falas do faraó Seti (Zé Carlos Machado) viram memes entre o público argentino de "Moisés e Los Diez Mandamientos" - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Falas do faraó Seti (Zé Carlos Machado) viram memes entre o público argentino de "Moisés e Los Diez Mandamientos"
Imagem: Reprodução/Facebook
Intérprete do vilão Ramsés, Sergio Marone é chamado de galã nas capas de revistas de fofoca. Já na internet, a repercussão ainda é tímida, mas na principal página argentina dedicada à novela no Facebook, as frases do faraó Seti (Zé Carlos Machado) fazem sucesso e viram memes.

"Marco histórico"

Curiosamente quem abriu caminho para o êxito de “Dez Mandamentos" na Argentina foi a trama turca “As Mil e Uma Noites”, exibida no Brasil pela Band no ano passado. Em entrevista ao jornal argentino “Diario Popular”, o diretor de programação da Telefe, Darío Turovelzky, afirmou que a emissora resolveu investir na trama brasileira depois que perdeu a oportunidade de comprar os direitos da história turca, sucesso na Argentina exibida pelo canal concorrente El Trece.

Segundo o “Diario Popular”, o fato de a Record estar ligada à Igreja Universal fez a Telefe ter dúvidas quanto a imparcialidade religiosa da trama. “Quando nos ofereceram Moisés, duvidamos da livre adaptação da história que data de 1.300 anos antes de Cristo”, disse Turovelzky. O executivo, no entanto, afirmou que a mistura de novela com história bíblica é um “marco histórico” e ele não poderia deixar a oportunidade de tê-la em sua programação.

Além de Argentina e Chile, "Os Dez Mandamentos" é exibida em Porto Rico, Japão, Portugal, Cabo Verde, Angola, Costa Rica, República Dominicana e Polônia. Em setembro, a novela chega aos Estados Unidos onde será exibida pela Univisón, maior rede hispânica de TV no país.