Topo

PC Siqueira satiriza programas em nova comédia e diz não ver TV

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 07h00

Com um “coletivo de humor” formado por viners, youtubers e comediantes do teatro, o humorístico “Caravana no Ar” estreia no TBS neste domingo (15) com a proposta de satirizar o universo da TV em meio a altas doses de improviso.

O time de 11 humoristas que se revezam entre quadros, esquetes e game-shows é comandado pelo youtuber PC Siqueira e pelo ex-MTV Juliano Enrico, que acumula as funções de apresentador e roteirista. Os dois, que disseram fugir bastante do roteiro, brincam com várias referências da cultura pop brasileira no episódio de estreia, do confessionário do “BBB” ao eterno Mocotó, personagem interpretado por André Marques em “Malhação”.

Na sátira, o formato se aproxima ao do “Tá no Ar”, mas o programa da Globo não foi uma inspiração, de acordo com os apresentadores. “No meu caso e no do Juliano, a gente não assiste TV. Então todo o nosso referencial é de quando a gente era adolescente, tinha essas coisas. Claro, a gente fala do ‘BBB’, mas o ‘Big Brother’ mesmo tem uns 15 anos já. Foi a última coisa que eu vi estrear na TV”, afirmou Siqueira ao UOL.

Você tem que chamar pessoas da internet agora pra TV se você quiser que o público da internet assista coisas na TV
PC Siqueira

Sem a intenção de apresentar a TV para novas ou antigas gerações, o “Caravana” quer atrair diversos públicos. “Vejo o programa como um ponto de encontro entre essas últimas gerações que consumiam cultura pop, tanto a nossa [nascida nos anos 1980] como essa galera que nasceu em 2000”, disse Juliano Enrico. A série terá 18 episódios de cerca de meia hora cada. 

Coletivo de humor

O programa já surgiu com a intenção de buscar o humor em várias formas, o que levou a diretora Lilian Amarante a trazer talentos de outros espaços que não a própria TV. “[A ideia] foi buscar um pouco de gente em cada lado e fazer um coletivo de humor com diversidade e com algumas novidades. A gente se encantou muito com a molecada do Vine, que faz vídeos de até sete segundos. Eles têm um timing de humor, têm uma coisa muito legal”.

Entre os recém-chegados das redes sociais, que tiveram bastante liberdade para criar, o destaque dos primeiros dois episódios fica por conta do viner e youtuber Victor Menyel, de apenas 18 anos. Ele trouxe para o programa a divertida personagem Robertassa, que já havia apresentado aos seus 900 mil seguidores do Vine.

Para PC Siqueira, a entrada desses produtores de conteúdo da web na TV é um movimento natural – parte da primeira geração de youtubers brasileiros, ele próprio estreou na MTV em 2011, apenas um ano depois de criar seu canal. “Quando o Youtube estourou, era um momento em que a TV estava começando a perder audiência e as pessoas precisavam de uma outra forma de se entreter. Eu acho que a TV no futuro vai ser tudo internet. Então tem a ver. Você tem que chamar pessoas da internet agora pra TV se você quiser que o público da internet assista coisas na TV”.

O youtuber também aposta que será cada vez mais normal ver na TV pessoas que não costumam assisti-la. “Tem essa brincadeira, que no final é séria, mas a gente tenta levar isso como uma coisa engraçada, porque é uma coisa que cada vez vai acontecer. Cada vez mais as pessoas que estão na TV são pessoas que não assistiram nada. Acho que a próxima geração de pessoas que vão estar na TV será de pessoas que nunca assistiram”. 

"Caravana no Ar" vai ao ar à meia-noite, de domingo para segunda.