Topo

"Eles têm um frescor", diz Vanessa Gerbelli sobre atores de "Malhação"

Vanessa Gerbelli interpreta Ana em "Malhação" - Isabela Kassow/TV Globo
Vanessa Gerbelli interpreta Ana em "Malhação" Imagem: Isabela Kassow/TV Globo

22/05/2016 07h00

Aos 42 anos e com mais de 10 novelas no currículo, Vanessa Gerbelli pode levar um pouco da sua experiência ao contracenar com atores iniciantes na atual temporada de "Malhação" e afirma que a troca entre eles é positiva.

"É muito legal, a gente meio que se reconecta com uma energia que é de todo ator, a energia da criação, de iniciar um papel, da pesquisa. Acho que todo ator é bem criança e tem que ser criança mesmo. Trabalhar com eles que estão começando agora, começando a aprender, têm um frescor. Eles trocam muita coisa boa. Eu olho para eles e me reconheço com aquela idade, aquele pensamento e energia. É sensacional", diz.

Em "Malhação", Gerbelli interpreta a publicitária Ana, casada com Miguel (Marcelo Airoldi) e mão de Rodrigo (Nicolas Prattes), Lívia (Giulia Costa) e João (João Vithor Oliveira), que morreu no início da trama após sofrer um grave acidente. Com o papel, a atriz passou a ser abordada nas ruas por um público mais jovem. "Eles são mais entusiastas, é bem legal".

Foto de família: Rodrigo (Nicolas Prattes), Miguel (Marcelo Airoldi), Lívia (Giulia Costa) e Ana (Vanessa Gerbelli) - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Foto de família: Rodrigo (Nicolas Prattes), Miguel (Marcelo Airoldi), Lívia (Giulia Costa) e Ana (Vanessa Gerbelli)
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Na trama, Ana está cada vez mais envolvida com Tito (Guilherme Leicam), já que os dois se identificam com a dor da perda. Ela porque perdeu o filho e tem um casamento complicado, ele o irmão Pedro (Enzo Romani). Apesar de, a princípio, a personagem aceitar ser só amiga de Tito, tudo leva a crer que eles terão um envolvimento maior depois que ele roubou um beijo dela.

"Aquele casamento, qualquer coisa pode abalar. Desde que o filho morreu, eles começaram a ter divergências que são muito nocivas para um casamento. Eles não se uniram depois da perda do filho. É muito comum depois quem tem um trauma a dois ou se junta muito ou se afasta totalmente. Eles meio que se afastaram. O Miguel não aceitava aquela morte e queria que o quarto fosse desfeito, ela não, era o contrário. Ele vem construindo essa separação desde o início da novela", conta Vanessa.

Na reta final da novela, a atriz não sabe detalhes do desfecho de sua personagem, mas já percebe que ela não deve continuar na trama na próxima temporada.

"A gente não sabe exatamente o que vai acontecer nesta continuidade. Pelo que está acontecendo com a personagem, me parece que é mesmo pra terminar um ciclo. Já estou entendendo que é um movimento de finalizar", explica.

Com mais de 200 capítulos, "Malhação" tem um período longo no ar, com capítulos diários mais curtos. A diferença de uma novela menor, segundo Gerbelli, está no desenrolar das tramas.

"Na novela mais longa, as tramas repousam mais. Uma novela que é mais curta, os assuntos podem ser mais ágeis, podem evoluir de uma forma mais dinâmica. No caso de uma novela como essa, os problemas em trama têm que se alongar por um tempo, até para o público absorver", conclui.