Topo

Personal faz globais se sentirem Beyoncé por um dia com aulas de videoclipe

Justin Neto dá aula de dance clip a atrizes, como Juliana Paes e Deborah Secco - Reprodução/Instagram/justneto - Reprodução/Instagram/justneto
Juliana Paes e Deborah Secco fazem aula juntas
Imagem: Reprodução/Instagram/justneto

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

26/05/2016 07h00

O som pode ser das divas Beyoncé ou Rihanna, Anitta, É o Tchan, Spice Girls ou qualquer trilha de um musical da Broadway. O que Juliana Paes, Deborah Secco, Grazi Massafera e, mais recentemente, Marina Ruy Barbosa querem mesmo é dançar, e o "diretor" dessa companhia de estrelas é coreógrafo Justin Neto.

Professor de educação física, o personal dancer, como prefere ser chamado, descobriu que poderia se dar muito bem numa modalidade ainda pouco conhecida nas academias e aproveitou para fazer dela a sua especialidade: a "dance clip". "Eu danço desde pequeno e sempre gostei de ver videoclipes e programas com dança, com coreografia. Ano passado, fiz uma viagem a Nova York e, assistindo um ensaio de um espetáculo da Broadway, me deu um estalo, um "insight" e resolvi montar essa aula de dança", conta.

Enquanto a Ju tem a sensualidade, a Grazi tem a postura da Beyoncé. A Deborah é a minha Catherine Zeta Jones, aquela coisa de diva dos musicais.

Grazi e Justin - Reprodução/Instagram/@justneto - Reprodução/Instagram/@justneto
Grazi Massafera foi a primeira aluna famosa de Justin Neto
Imagem: Reprodução/Instagram/@justneto
 Com duração de uma hora, no mínimo uma vez por semana, Justin ensina coreografias que estão bombando (ou já bombaram) em videoclipes e musicais. Em menos de um ano, ele conquistou uma legião de alunos. A primeira pupila famosa foi Grazi Massafera. "Fui dar aula particular no prédio em que uma aluna residia em São Conrado [Zona Sul do Rio] e, de repente ela entrou na academia. Pediu para dançar uma só e acabou ficando até o final. Na semana seguinte, estávamos dançando juntos."

Grazi foi a primeira de uma lista de alunos famosos que só cresce nos últimos tempos. "Minhas turmas têm de dona de casa a celebridades. A maioria absoluta é de mulheres que querem se sentir uma diva, e eu quero mesmo que elas se sintam poderosas com a dança", conta Justin, que elege Beyoncé a musa inspiradora. "As meninas amam! Se tocar 'Single Ladies', o mundo vem abaixo! E eu ensino mesmo a desfilar, bater o cabelo, fazer carão e remexer o quadril como ela", revela Justin, que entregou elementos que as famosas têm parecido com a cantora americana. "Enquanto a Ju [Paes] tem a sensualidade, a Grazi tem a postura da Beyoncé. A Deborah [Secco] é a minha Catherine Zeta Jones, aquela coisa de diva dos musicais, e por aí vai. Eu sou suspeito porque todas arrasam", comenta.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, e há três anos no Rio, Justino (Justin é o nome artístico em homenagem ao americano Justin Timberlake) tem uma agenda dividida entre as duas academias em que trabalha e as aulas particulares que dá em qualquer lugar do Rio por R$ 110 a hora e por pessoa. Segundo ele, quem faz dance clip pode perder até 400 calorias a cada aula. "Dance clip é um exercício físico bem acelerado, mas é mais diversão, é prazer. Tem a dança em si, os passos, a coreografia e tem também a interpretação e a postura corporal", explica.

Às mais envergonhadas, Justin avisa que é bobagem. "Comigo não tem esse negócio de timidez, não. Elas podem até chegar acanhadas porque é a primeira vez, mas cinco minutos de lábia e pá... elas se jogam. E vamos combinar: Quem não quer ser um Beyoncé por um dia?"