Topo

Autor de nova novela da Globo, Walther Negrão é hospitalizado em São Paulo

Walther Negrão sofreu um AVC e está internado desde 25 de maio - Greg Salibian/Folhapress
Walther Negrão sofreu um AVC e está internado desde 25 de maio Imagem: Greg Salibian/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/06/2016 09h04Atualizada em 14/06/2016 18h00

Autor principal da novela "Sol Nascente", que substitui "Êta Mundo Bom" no segundo semestre na faixa das 18h, Walther Negrão, de 75 anos, está internado no Albert Einstein, em São Paulo. O departamento de comunicação da Globo confirma que ele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e passa bem.

Na tarde desta terça-feira (14), a assessoria do hospital divulgou um boletim médico sobre o estado de saúde do autor. "O Sr. Walter Luiz Negrão encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 25 de maio, após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico, do qual obteve rápida melhora. O paciente segue internado para tratamento clínico e seu estado geral é bom".

Segundo o site Notícias da TV, este foi o segundo AVC sofrido pelo novelista em menos de seis meses: no fim do ano passado, Negrão também ficou internado.

De acordo com a emissora, o AVC não afetou os trabalhos de "Sol Nascente": "Tudo segue normalmente e conforme planejamento".

Com estreia prevista para o final de agosto, "Sol Nascente" tem no elenco nomes como Bruno Gagliasso, Giovanna Antonelli, Rafael Cardoso e Laura Cardoso.

O folhetim será embalado por dois grupos de imigrantes: japoneses e italianos. Dessa relação, informou o colunista Flávio Ricco, do UOL, sairá uma história de amor, apesar das diferenças culturais. 

Carreira

Nascido em Avaré, no interior de São Paulo, Walther Negrão começou a carreira como autor em 1958, na TV Tupi, no programa "Grande Teatro Tupi". Suas primeiras novelas, "Renúncia" (1964) e "Marcados pelo Amor e Banzo" (1964), foram escritas para a Record com textos adaptados de radionovelas.

Na Globo, Negrão estreou em 1969 como colaborador da novela "A Cabana do Pai Tomás", inspirada no romance de Harriet Beecher Stowe. Ele, que tem mais de 20 novelas no currículo, teve seu primeiro folhetim original na emissora em 1970, com "A Próxima Atração".

Após uma segunda passagem pela Record, retornou à Globo em 1972 - ano em que escreveu "O Primeiro Amor", com Sérgio Cardoso e Rosamaria Murtinho, que em razão do grande sucesso deu origem ao seriado infantil "Shazan, Xerife & Cia". Na década de 80, assinou novelas como "Pão-Pão, Beijo-Beijo" (1983), "Livre pra voar" (1984), "Direito de Amar" (1987) e "Fera Radical" (1988).

Nos anos 90, lançou sua primeira minissérie, "O Sorriso do Lagarto", baseada na obra de João Ubaldo Ribeiro, e folhetins como "Tropicaliente" (1994), "Anjo de Mim" (1996) e "Era Uma Vez (1998). Suas últimas novelas, exibidas na faixa das 18h, foram "Como uma Onda" (2004), "Desejo Proibido" (2007),  "Araguaia" (2010) e "Flor do Caribe" (2013).