Topo

E se eles ficarem sem trabalho? Famosos contam plano B para driblar crise

As atrizes Paola Oliveira, Thaissa Carvalho e Larissa Maciel - Reprodução/Instagram
As atrizes Paola Oliveira, Thaissa Carvalho e Larissa Maciel Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

18/06/2016 07h30

Em tempos de crise, é difícil sentir-se seguro e estável no trabalho. Com o futuro do país tão incerto e a taxa de desemprego em alta, o UOL perguntou a famosos que têm carreiras consolidadas qual seria o plano B para eles ganharem dinheiro. Afinal, quais as outras habilidades desses artistas?

Muitos deles pensam em alternativas a curto e até longo prazo. Uma das estrelas do momento da televisão brasileira e já escalada para a próxima novela de Gloria Perez - com estreia prevista para abril de 2017-  Paola Oliveira diz que está no time dos realistas com relação ao mercado. Para ela, ter uma segunda opção é pensar em novas possibilidades na vida e não só em momento de crise.

“Ser atriz é um plano B na minha vida. Na verdade, eu sou fisioterapeuta e comecei na carreira artística sem muita certeza de que poderia dar certo. Deu e continua dando certo, graças a Deus, mas se algo não for bem em algum momento ou se eu achar que já não é aquilo que eu quero, eu volto a trabalhar na minha área. Se também não der certo, procuro algo totalmente diferente como montar um negócio. Claro que antes vou me informar, estudar tudo direitinho”, conta.

Eu gosto muito de marcenaria, de fabricar móveis. Faço muitas coisas para minha casa. Quem sabe um dia eu leve isso mais à sério e passo a comercializar.

Igor Rickli, que mostrou um vídeo cortando lenha no instagram (veja abaixo)

Plano B também não significa deixar totalmente a sua área, e é assim que pensa Larissa Maciel. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e louca por férias já que há mais de um ano gravando a novela "Dez Mandamentos", da Record, ela assume não saber fazer nada além de atuar e também acredita que não tem vocação para comércio e nem para ficar trancada em escritório. “Acho que se um dia eu não tiver mais convites para trabalhar à frente das câmeras ou nos palcos, eu parto para dar aulas de teatro”, acredita.

Já Thaissa Carvalho, que atuou como a Vanessa Turbinada em "A Regra do Jogo" (2015), brinca que tem planos até a letra Z. Formada em Nutrição e atriz por paixão, ela sabe que escolheu carreiras instáveis e por isso não é de hoje que vive inventando coisas para fazer e ganhar dinheiro. “Felizmente há um tempo tenho um blog rentável. Fora isso, também desenho roupas para uma linha beachwear e estou procurando investir em algumas parcerias para vender produtos em uma loja online”, adianta ela, que incentiva os colegas a buscar outros os caminhos também como forma de encarar naturalmente os “nãos” na vida de qualquer profissional. “Todo mundo sofre pressão, sofre com cobranças por resultados. O sofrimento do ator são os testes para um trabalho. É aquela tensão e tendo outra coisa em mente, a energia é outra", explica.

 

Povo do Alto...

A video posted by Igor Rickli (@igorrickli) on

 

Pedro Scooby e Igor Rickli fazem parte do time de que por enquanto não pensam em “outra alternativa”, mas não descartam a possibilidade de transformar o hobby em um investimento financeiro. “Eu gosto muito de marcenaria, de fabricar móveis. Faço muitas coisas para minha casa. Quem sabe um dia eu leve isso mais à sério e passo a comercializar”, reflete o ator recém-contratado da Record e que está no elenco de “Terra Prometida”, com estreia prevista para 5 de julho.

Surfista profissional, Scooby revela que gostaria de ter uma loja de marca de roupas "daqui a uns dez anos". "Eu tenho algumas ideias ligadas a estilo e até dou palpites para algumas pessoas que conheço e trabalham com moda. Eu gosto dessa área e acho que levo jeito pra coisa (rs). Só que no momento eu tenho que ter foco na minha carreira, no que ainda posso dar pelo esporte. No futuro, isso é bem possível, sim. Vamos ver", finalizou o marido da atriz Luana Piovani.