Topo

Saída do Reino Unido da UE pode afetar "Game of Thrones", diz revista

A Batalha dos Bastardos, de "Game of Thrones", foi filmada na Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido - Divulgação/HBO
A Batalha dos Bastardos, de "Game of Thrones", foi filmada na Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido Imagem: Divulgação/HBO

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 10h48

O resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, a ser realizado nesta quinta-feira (23), pode afetar “Game of Thrones” e outras produções audiovisuais, de acordo com análise publicada pela revista “Foreign Policy”.

Caso o Reino Unido deixe a UE, ele levaria também a Irlanda do Norte, uma das principais locações de “Game of Thrones”– é lá que foi filmada a Batalha dos Bastardos, exibida no episódio do último domingo. O problema é que parte do dinheiro usado pela HBO para cobrir os gastos com essas gravações vem do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e, com a saída, há a possibilidade que cineastas e produtores não possam mais ter acesso ao benefício para filmar lá.

Ouvido pela revista, o especialista Peter Chase, membro do German Marshall Fund of the United States, afirmou que a saída do Reino Unido colocaria o financiamento da série e outras produções em risco. “Pode criar incerteza para os estúdios americanos que querem ficar no Reino Unido. Há programas da União Europeia que ajudam a financiar tudo isso. Se o Reino Unido não for mais parte da UE, há a possiblidade de esse dinheiro sumir”.

A HBO não se manifestou sobre o assunto. “Game of Thrones” também tem ou já teve como locações outros países membros da União Europeia, incluindo Espanha, Croácia e Malta.

A mudança também afetaria demais produções audiovisuais. Segundo a “Foreign Policy”, filmes e programas de TV britânicos receberam US$ 32 milhões de fundos europeus nos últimos sete anos. Isso inclui produções como os indicados ao Oscar “Carol”, “Brooklyn” e “Amy”.